Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Instituto-Geral de Perícias forma novos 69 servidores

Publicação:

Sentados atrás de uma mesa de escritório, estão o governador ao centro, o vice governador e a diretora geral do IGP aos lados. O vice governador assina um documento. No fundo, um painel tem o brasão do governo
Servidores reforçam os postos de Criminalística e de Medicina-Legal da capital e do interior do Estado. - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governo do Estado ganhou um reforço no combate ao crime no Rio Grande do Sul. Na manhã desta segunda-feira (19/10), em evento virtual, o Instituto-Geral de Perícias formou 69 novos agentes  21 peritos criminais, 20 peritos médicos-legistas e 28 técnicos em perícias.

O governador Eduardo Leite foi o paraninfo da turma. "Escolher o IGP é fazer a escolha de se colocar a serviço da sociedade. Não se trata, portanto, de uma mera oportunidade de emprego com remuneração. É claro que é uma profissão, e uma profissão pela qual serão remunerados, mas é muito mais do que isso. E também por isso minha manifestação deve ser aquela de reconvocá-los a esse espírito que os guiou até aqui. Lembrem-se desta missão todos os dias, quando depararem com dificuldades”, ponderou.

Devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus, a cerimônia foi realizada virtualmente. Familiares e amigos dos formandos puderam acompanhar a transmissão da solenidade pelo Youtube.

“Aguardávamos ansiosamente por esses formandos. O IGP não tem um número muito grande de servidores, somos cerca de 1 mil, então, esses 69 agentes acrescentam muito às nossas equipes de trabalho. São 69 profissionais divididos em três cargos diferentes e cada cargo é responsável por uma série de exames periciais, então se trata um reforço muito grande às equipes”, destacou a diretora-Geral do Instituto-Geral de Perícias, Heloisa Helena Kuser.

Os formandos fazem parte da primeira turma convocada depois do concurso de 2017. O chamamento ocorreu em 10 de março deste ano. Devido à pandemia, o início das aulas foi adiado para o dia 3 de agosto. Foram 360 horas de formação, divididos em três módulos: básico (3 de agosto a 19 de agosto), específico (20 de agosto a 24 de setembro) e prático (a partir de 25 de setembro). Apenas a disciplina de Manejo de Armas de Fogo teve aulas presenciais.

As demais foram ministradas em uma plataforma virtual. Esse e outros cuidados, como uso obrigatório de máscaras e demais equipamentos de proteção individual, foram essenciais para garantir a segurança sanitária ao longo de todo o curso e evitar surtos de contaminação.

A imagem mostra um  telão dividido em várias imagens dos formandos e familiares que acompanhavam a formatura por videoconferência
A formatura dos novos servidores públicos foi realizada por videoconferência - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

"Só vocês e seus familiares sabem o que passaram para chegar a esse momento de concretização de um sonho. O curso de formação se deu em meio à pandemia e impôs uma dificuldade maior do que a normal. Vocês estão ingressando em uma instituição fundamental para o Estado. Não posso pensar em um sistema de justiça criminal se não houver uma instituição que trabalha a questão pericial, a produção da prova, tão fundamental no sistema de justiça criminal”, disse o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

Os servidores empossados nesta segunda-feira já têm destino: os postos de Criminalística e de Medicina-Legal da capital e do interior do Estado. Municípios de sete regiões  Caxias do Sul, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo, Santana do Livramento e Rio Grande  devem receber os servidores. A distribuição foi feita conforme a necessidade do IGP. A região e a cidade foram definidas de acordo com a nota obtida pelos alunos no curso. Todos os empossados têm 15 dias, contados a partir desta segunda (19), para assumir as funções.

Outros dois chamamentos de aprovados no último concurso estão previstos para março de 2021 e março de 2022.

Confira quantos servidores irão para cada região.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom

Secretaria da Segurança Pública