Operação Desmanche vistoria três estabelecimentos na Capital e apreende 45 toneladas de sucata automotiva

Quatro veículos em situação de furto/roubo foram encontrados e duas pessoas foram presas

-- - Foto: divulgação/SSP

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) realizou na manhã desta quarta-feira (15/03), a 108º Operação Desmanche na Capital. Foram vistoriados três estabelecimentos no bairro Rubem Berta. A operação resultou na apreensão de quatro veículos em situação de furto e roubo, além do recolhimento de 45 toneladas de sucata automotiva sem procedência. Duas pessoas foram presas.

Nos locais foram constatados riscos de crime ambiental. Em um dos comércios também foi verificado furto de energia. Seis pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos e duas permaneceram detidas por receptação qualificada e furto de energia. Os locais foram interditados por estarem em desacordo com a Lei dos Desmanches.

“A Operação Desmanche trabalha de forma estratégica mapeando alvos no Estado para atuar diretamente no combate ao furto e roubo de veículos. De forma integrada com as vinculadas, constatamos que este depósito seguia movimentando veículos irregulares na região. Estamos trabalhando cada vez mais para reforçar o enfrentamento à criminalidade visando a segurança da população”, destacou o coordenador da Operação Desmanche, major da Brigada Militar, Jeferson Eroni.

A Operação Desmanche é uma das estratégias integradas desenvolvidas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para o combater ao crime organizado dentro das diretrizes do Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública (RS Seguro). Desde a criação do RS Seguro a redução em roubos de veículos é constante. A força-tarefa atua a partir de dados estatísticos de furto e roubo de veículos, bem como no trabalho dos setores de inteligência das instituições vinculadas e por meio de denúncias encaminhadas por cidadãos.

Entre 2019 e 2022, mais de 41 mil veículos deixaram de ser roubados no Estado. Enquanto no período pré-implantação do RS Seguro mais de 69 mil automóveis foram roubados no Rio Grande do Sul (2015 a 2018), esse número caiu para 28.427, uma redução de 59%. Em 2023 se mantém a redução desse tipo de indicador. Assim como em janeiro, o mês de fevereiro também foi marcado pela redução de roubos de veículos no RS. Ao todo, foram computadas 329 ocorrências, 37 a menos em comparação com fevereiro do ano passado, registrando uma queda de 10%. Em Porto Alegre, a retração foi ainda mais significativa, chegando a 14%. No mês passado, foram 113 casos contra 132, em igual período de 2022.

Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que coíbe a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. A ação é coordenada pela SSP, integrada com as instituições vinculadas e em parceria com a empresa Gerdau, que recolhe e recicla a sucata automotiva.

Nesses seis anos, 60 municípios já foram alvos das operações, que resultaram em mais de 80 prisões, 157 desmanches interditados e mais de 8 mil toneladas de sucata, sem procedência localizadas.

Texto: Lurdinha Matos/SSP