Operação fios e cabos é realizada em Pelotas

A 12ª edição da ação conjunta das forças de segurança apreendeu 430 quilos de fios e interditou um local por crime ambiental

Durante a força tarefa foram apreendidos 450 quilos de fios
Durante a força tarefa foram apreendidos 450 quilos de fios - Foto: Divulgação SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou mais uma edição da operação que visa combater o comércio ilegal de fios e cabos. A operação fiscalizou dez ferros-velhos no município de Pelotas, na tarde desta terça-feira (31/1).

A operação conjunta contou com a participação da Polícia Civil (PC), Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Guarda Municipal, fiscais da prefeitura, equipes técnicas e concessionárias de serviço público e empresas de telefonia, luz e água. Além da prevenção e repressão ao crime de receptação de furto de fios e cabos, alvos das ações da Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio e Serviços e Departamento Estadual de Investigações Criminais da PC. Foram realizadas também, vistorias pelo Batalhão de Polícia Ambiental e CBM visando a proteção do meio ambiente e prevenção à incêndios.

Durante a força tarefa foram apreendidos 450 quilos de fios e 55 pessoas foram identificadas, totalizando também quatro prisões por posse irregular de arma de fogo, furto de energia, descumprimento de mandado e crime ambiental. Cinco locais foram autuados por falta de alvará e por armazenarem materiais sem procedência e um dos lugares interditado por crime ambiental.

Segundo a delegada Rosane de Oliveira, coordenadora da ação pela SSP, os resultados das operações apresentam efeitos significativos com a redução dos indicadores dos furtos de fios e cabos. “Muitas ações semelhantes aconteceram em Porto Alegre desde a criação da operação e agora estamos estendendo para os demais municípios do Estado”, afirmou Rosane.

A força-tarefa permanente foi criada entre Estado e município após o poder público ter contabilizado prejuízos na rede de iluminação, especialmente em praças e parques da capital. Desde então, dezenas de pessoas foram presas e vários estabelecimentos autuados e interditados.

A força tarefa visa a prevenção e repressão ao crime de receptação de furto de fios e cabos - Foto: Divulgação SSP

Texto: Kelly Motter/Ascom SSP
Edição: Ascom SSP