Operação Pulso Forte prende mais de 90 pessoas em dois dias

Ação coordenada entre PC e BM busca capturar foragidos da Justiça no Estado

IMG 20230130 WA0154
__ - Foto: Divulgação/SSP

Para reduzir os crimes registrados nas últimas semanas e combater ações criminosas, a Brigada Militar e a Polícia Civil desencadearam a Operação Pulso Forte. A ação coordenada reuniu 2.103 policiais civis e militares em 689 viaturas. As ações iniciaram no último domingo (29/01) e se estendem até esta terça-feira (31/01). Até o momento foram apreendidos 330 kg de maconha, 66kg de cocaína e R$ 80 mil sem procedência. Em menos de 48 horas 91 pessoas foram presas.

Em menos de uma semana como novo Chefe da Polícia Civil, o delegado Fernando Sodré e o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, que permanece a frente da corporação, colocaram em ação a Operação Pulso Forte, com o objetivo de capturar foragidos da justiça gaúcha pertencentes aos grupos criminosos que vêm atuando nas regiões metropolitana, serra e litoral norte.

Desde a noite deste domingo (29/01), as instituições se empenham em ações que acontecem em 30 municípios do Rio Grande do Sul, nas regiões Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Central, da Serra, Litoral e Fronteira Oeste do Estado.

Sodré e Feoli são velhos conhecidos e já atuaram juntos em diversas operações que tiveram resultados significativos. Além das prisões, as forças de segurança que estão nas ruas também cumprem mandados de busca e apreensão, conforme informações obtidas junto ao departamento de inteligência das duas vinculadas à Secretaria da Segurança Pública.

A operação também tem foco na realização de barreiras, reforço no policiamento de zonas estratégicas, implementação de ações de visibilidade, fiscalização a estabelecimentos comerciais e redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). As ações estão dentro das premissas do Programa RS Seguro, com atuação integrada entre os órgãos.

Para o Secretário Sandro Caron, a operação é uma resposta firme aos grupos criminosos que estão atuando nas três regiões. "Esta operação, coordenada entre a Polícia Civil e Brigada Militar, é uma demonstração de que vamos intensificar nossas ações no combate ao crime organizado. O recado é dado de forma bem pedagógica. Quem continuar insistindo nisso irá sofrer as consequências da lei", destacou.

A Brigada Militar, nos primeiros dois dias de atividade já somou 3.728 pessoas abordadas em toda a extensão da operação, que resultaram em 32 prisões em flagrante e dois foragidos capturados. Foram abordados 1.898 veículos, sendo que foram autuados dois automóveis e outros dois foram recuperados. Seis estabelecimentos foram fiscalizados até o momento. Também foram aprendidas pequenas quantidades de drogas, armas e dinheiro em espécie. A BM empregou aproximadamente 1.870 policias em 606 viaturas.

A Polícia Civil, desde o início da operação pulso forte já prendeu 59 pessoas durante os cumprimentos de mandados, além de 10 armas foram apreendidas, 330kg de maconha, 66kg de cocaína e 1,6kg de crack. Também foi apreendida a quantia de R$ 80 mil. Até o momento 233 policiais civis atuaram em 83 viaturas. As ações integradas seguem nesta terça-feira.

A ação coordenada reuniu 2.103 policiais civis e militares em 689 viaturas
A ação coordenada reuniu 2.103 policiais civis e militares em 689 viaturas - Foto: Divulgação PC

Texto: Júlio Amaral/SSP e Lurdinha Matos/SSP