Órgãos de Segurança e TRE acompanham segundo turno das eleições na SSP

Cinco cidades terão fase final da disputa pela prefeitura no domingo (29/11)

Card cinza escuro. No centro, logo da SSP, abaixo, lado a lado, logos da Polícia Civil, BM, DetranRS, CBMRS e IGP.
A SSP publicará no Twitter dois boletins sobre eventuais prisões no domingo, às 13h e às 18h - Foto: SSP

No próximo domingo (29/11), representantes de todos os órgãos de Segurança e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) irão acompanhar o segundo turno das eleições municipais em tempo real a partir da Sala de Gestão do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP). As cidades de Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria realizarão a fase final da disputa pelas prefeituras entre os dois primeiros colocados na votação do primeiro turno, ocorrida em 15/11.

A SSP é responsável pelo planejamento, coordenação, e execução integrada das atividades operacionais, através dos seus órgãos vinculados, em articulação com o TRE e o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP). Um Plano Estadual Integrado de Segurança Pública das Eleições 2020 foi criado para orientar a atuação durante o período eleitoral. O projeto detalha as situações permitidas e vetadas durante o pleito, bem como uma matriz de risco referente a possíveis eventos que necessitem da intervenção dos órgãos de segurança, além das atribuições de cada instituição em cada uma das situações previstas.

Quanto a eventuais prisões em flagrante, as ocorrências em Porto Alegre serão centralizadas na 2ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2ª DPPA), no Palácio da Polícia. Nas outras quatro cidades, também haverá plantões nas DPPAs.

Para facilitar o acesso à informação, a SSP irá publicar dois boletins sobre eventuais prisões no domingo: às 13h e às 18h, logo após encerramento das votações. O conteúdo será disponibilizado na conta da SSP no Twitter. Em razão da pandemia de Covid-19, não será permitido acesso de jornalistas no prédio da SSP.

Texto e edição: Ascom SSP