Polícia Civil de Uruguaiana recebe do MP software de extração de dados de dispositivos eletrônicos

No centro da imagem, o procurador geral de justiça, Fabiano Dalazen, segura um pacote pequeno e entregando a chefe de Polícia Nadine, do outro lado o vice-governador delegado Ranolfo Vieira Junior participa da entrega. Todos usam máscara.
Entrega do MP à Polícia Civil irá auxiliar a entidade na repressão e elucidação de crimes na Região - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

A Polícia Civil de Uruguaiana recebeu do Ministério Público do Rio Grande do Sul um computador, cinco HDs externos e um software destinado à extração de dados, informações e provas contidas em dispositivos eletrônicos como celulares. O Cellebritte, entregue nesta terça-feira (29), será utilizado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) na investigação e elucidação de crimes.

A solenidade de entrega ocorreu durante reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen. Foram adotadas todas as medidas sanitárias recomendadas pelos órgãos de saúde. “É uma satisfação para o Ministério Público fazer essa entrega, pois sempre trabalhamos para que houvesse união entre as instituições para o bem da sociedade. Tenho certeza que será muito bem utilizado pela polícia aqui da Fronteira-Oeste”, pontuou Dallazen.

O recurso de R$ 168 mil para aquisição dos equipamentos tem origem em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em julho entre a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor do Ministério Público com uma empresa do ramo de supermercados.

Representando o governo do Estado, o vice-governador e secretário Estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, disse que a integração, destacada pelo procurador-geral de Justiça, é fundamental na segurança pública. “Esse momento aqui dialoga com as nossas premissas de união e inteligência, representadas por este equipamento doado pelo MP e que vai nos ajudar na elucidação dos crimes e aumentar a segurança pública do RS”, disse.

A chefe da Polícia Civil, delegada Nadine Farias Anflor, também agradeceu pela doação e parceria do MP. “O que temos feito neste último ano é promover a integração das forças de segurança. Mas o que quero reforçar hoje é o nosso agradecimento, a nossa gratidão. Os policiais que aqui atuam estão diminuindo os índices de violência na região. E o equipamento vem em boa hora, pois queremos aumentar a nossa atuação, sobretudo, contra as organizações criminosas”, destacou.

O deputado estadual Frederico Antunes, em nome da Assembleia Legislativa, comentou que o MP está fazendo mais do que fiscalizar. “Está contribuindo não somente com este equipamento, mas de diversas outras maneiras para modernizar as forças de segurança do Estado”, disse.

Além da entrega do Cellebritte, a reunião serviu para que uma verba de R$ 85 mil oriunda de penas pecuniárias fosse entregue pelo Ministério Público local e pela Vara de Execuções Criminais de Uruguaiana para melhoria e reformas da infraestrutura do Centro Integrado de Operações Transfronteiriças de Inteligência, localizado no bairro União das Vilas. O recurso será empregado na reestruturação do imóvel, pintura, colocação de revestimentos cerâmicos, instalações elétricas e hidrossanitárias, substituição de aberturas entre outros serviços. “Esse recurso das penas pecuniárias é uma retribuição da criminalidade à sociedade e deve ser utilizado na própria prevenção e combate ao crime, pois, de direito, pertence a todo o sistema de Justiça criminal”, explicou o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MP, Marcelo Lemos Dornelles.

Texto: ASCOM MP/RS