Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil recebe armas doadas pelo Instituto Cultural Floresta

Publicação:

Entrega do armamento foi realizada no Palácio da Polícia
Entrega do armamento foi realizada no Palácio da Polícia - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Polícia Civil com edição da Ascom/SSP

São 15 carabinas modelo M15 que estão nas mãos da Polícia Civil, reforçando a instituição. A doação realizada pelo Instituto Cultural Floresta foi oficializada na tarde desta quinta-feira (19) no mezanino do auditório do Palácio da Polícia. Os equipamentos, da marca Armalite,  são semi automáticos calibre 5.56 mm, cano de 11.5 pol., capacidade de 30 tiros, carregadores de polímero marca Magpul, coronha telescópica ajustável, mira holográfica EOtech e lanterna SureFire de 800 lumens.

Presente na solenidade, o secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública, coronel Marcelo Gomes Frota, enfatizou a importância da integração entre os órgãos públicos e a sociedade civil. Para o secretário adjunto, a união de todos é o caminho para a construção de um Estado seguro para todos os cidadãos.

O diretor-executivo do Instituto Cultural Floresta, coronel Everton Oltramari, realizou a entrega dos equipamentos e elogiou os rumos da Segurança Pública do Estado. Para Oltramari, o empenho do vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, foi importante para aprimorar e colocar em operação o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg/RS). 

A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) receberá 10 armas e o Departamento de Investigações Criminais (Deic) cinco, sendo duas para a 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos (1ªDR), uma para a Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV), uma para a Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo e ao Furto de Carga (DRFC) e uma para a Delegacia de Capturas (Decap).

A doação desta tarde compõe os mais de R$ 14 milhões em doação de armas, equipamentos e viaturas que o ICF realiza desde março de 2018. A iniciativa do Instituto foi o ponto de partida para a criação do Piseg,  possibilitando que os empresários gaúchos invistam até 5% do ICMS devido na Segurança do RS. A lei, pioneira no Brasil, entrou em vigor em agosto deste ano. 

Estiveram presentes na solenidade o Secretário Adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Coronel Marcelo Gomes Frota; a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor; o Subchefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes; o Diretor do Departamento de Investigações Criminais (Deic), delegado Sander Ribas Cajal; o Diretor da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), delegado Bolívar dos Reis Llantada; o Diretor da Divisão de Armas, Munições e Explosivos (Dame), o Diretor executivo do Instituto Cultural Floresta, Coronel Everton Oltramari, além de outras autoridades.

 

Secretaria da Segurança Pública