Segurança avança e cria mais três áreas integradas de policiamento

Pelotas, Passo Fundo e Rio Grande ganham eficiência com a implantação das AISP

Três policiais militares fazendo buscas em um terreno.
A AISP consistem na compatibilização das áreas territoriais de atuação nos municípios pela Brigada Militar e a Polícia Civil, po - Foto: Rodrigo Ziebell
Por Ascom SSP Edição: Secom

O governador Eduardo Leite, assinou na tarde desta quarta-feira (30/9), a criação de Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) de Pelotas, Rio Grande e Passo Fundo. Com a integração do policiamento nessas regiões, sobe para 16 o número de cidades com compatibilização das áreas de atuação pela Polícia Civil e Brigada Militar. A medida faz parte das ações do programa RS Seguro para os 23 municípios priorizados pelo planejamento estratégico.

"Além do empenho diário dos agentes de todas as nossas forças de segurança, a articulação permanente entre as instituições da área da segurança tem sido fundamental para seguirmos reduzindo, a cada mês, os indicadores de criminalidade em nosso Estado. A medida assinada hoje é mais um passo nessa direção, integrando o policiamento e fortalecendo o combate à violência em mais três dos municípios mais populosos do Estado”, disse o governador Leite.

Policiais civis fazendo busca em mercado
A criação das AISP tem sido realizada mediante a publicação de decretos do governo do Estado, conforme cronograma estabelecido p - Foto: Rodrigo Ziebell

Mais do que uma premissa, a integração entre as forças de segurança é vista dentro do RS Seguro como instrumento fundamental para ampliar a eficiência do combate à criminalidade e a redução dos índices. Com esse objetivo, uma das ações estratégicas do RS Seguro é a implantação das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) no grupo de municípios considerados prioritários para a Gestão Estatística em Segurança Pública (GESeg). A seleção desses municípios se dá por meio de estudo da concentração dos maiores indicadores de criminalidade violenta nos últimos anos, realizado pelo comitê executivo do RS Seguro. Hoje o grupo reúne 23 cidades.

A AISP consistem na compatibilização das áreas territoriais de atuação nos municípios pela Brigada Militar e a Polícia Civil, potencializando a integração e a atuação conjunta na resolução dos problemas relacionados com a criminalidade.

Entendida como uma dimensão estratégica importante, a integração se baseia no reconhecimento da complementariedade dos órgãos envolvidos e o comprometimento das lideranças, sempre na busca do aprimoramento da eficiência e eficácia dos serviços prestados à população.

Além disso, a compatibilização das áreas de atuação possibilita o trabalho conjunto na identificação dos pontos de atenção, na priorização dos problemas a serem enfrentados, no desenvolvimento dos planos de ação e no acompanhamento dos respectivos resultados.

“Não tenho dúvida que avançamos na estratégia de intensificar o combate ao crime nos municípios que concentram os maiores índices de violência. Os dados divulgados mensalmente pela Secretaria da Segurança Pública comprovam a queda expressiva na maioria dos indicadores criminais. A integração das áreas de segurança, possibilitando a atuação conjunta das forças policiais e a troca de informações, reforça o nosso objetivo de dar respostas mais incisivas onde a criminalidade ainda tem nível elevado”, afirma o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

A criação das AISP tem sido realizada mediante a publicação de decretos do governo do Estado, conforme cronograma estabelecido pelo Comitê Executivo do RS Seguro. A meta é finalizar até o fim de 2020 a implantação nos 18 municípios que inicialmente compuseram o grupo prioritário. Para os cinco novos que ingressaram em julho de 2020, o estudo está em andamento.