Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM apoia PC em Operação e 11 mandados são executados na região Sul do Estado

Publicação:

Foto mostra membros do batalhão de choque
5 BPCHQ em apoio a PC na Operação Sacramento - Foto: Comunicação Social do 5º BPChq

Na madrugada de quarta-feira (20/3), a Brigada Militar, por meio do 5.o Batalhão de Polícia de Choque (5.o BPChq), prestou apoio à Polícia Civil na Operação Sacramento, na Região Sul do Estado.

A operação, que investiga a carneada ilegal de equinos e bovinos, foi deflagrada nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Turuçu, Canguçu, Piratini, Pinheiro Machado e Candiota.

Na ação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Pelotas, Capão do Leão e Rio Grande. O 5.o BPChoque apoiou no cumprimento de mandados na cidade de Capão do Leão, onde um dos alvos foi localizado.

O grupo criminoso estava sendo investigado pela Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab-Bagé), da Polícia Civil, pela prática de diversos furtos de equinos e bovinos em partes (abigeatos), considerando um caso recente, no município de Candiota, no início do mês de março deste ano, onde dois cavalos foram abatidos e carneados no campo.

Em uma das casas, havia carne de cavalo congelada e, nas proximidades da residência, foram encontrados ossadas e restos de animais, com todas as características de um abatedouro clandestino. Tais produtos eram destinados ao comércio na cidade de Pelotas.

De acordo com a Polícia Civil, novas diligências serão realizadas, e o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário após concluídas as investigações.

Texto: Sd Lopes - COMSOC 5º BPCHQ
Edição e Publicação: 2º SGT Andressa Rufato - EMBM
Revisão: Elen Azambuja - Ascom SSP

Secretaria da Segurança Pública