Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

BM sedia cursos de Polícia Comunitária para oficiais das PMs brasileiras

Publicação:

O curso conta com a participação de 16 policiais militares
O curso conta com a participação de 16 policiais militares - Foto: Divulgação/BM
Por Clélia Admar/Ascom BM

A Brigada Militar (BM) promove, de segunda (18) a quinta-feira (21), na Serra, a primeira edição do Curso Internacional de Polícia Comunitária - Sistema Koban 2017. Coordenado pela Adjuntoria de Polícia Comunitária da BM, o evento acontece nas instalações do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), em Caxias do Sul. Durante quatro dias, os participantes trocarão experiências em policiamento comunitário nacional e internacional. O curso conta com a participação de 16 policiais militares do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, do Mato Grosso e de Tocantins.

Os instrutores, provenientes da Brigada Militar do RS e das polícias militares de Minas Gerais e de São Paulo, farão visitas técnicas aos programas de policiamento comunitário da Serra, em bases e em núcleos comunitários. Também serão apresentados projetos à coordenação do curso, a fim de concorrer a vagas de intercâmbio no Japão em 2017, custeados por esse país e pelo governo federal.

De acordo com o responsável pelos cursos, major André Marcelo Ribeiro Machado, a iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Brasil e Japão, visando à implantação e à difusão da filosofia de Polícia Comunitária, sendo que sua descentralização busca o prestígio e o protagonismo das unidades modelo de atuação nesse cenário.

A segunda edição do curso está prevista começar em 2 de outubro, em Novo Hamburgo.

Secretaria da Segurança Pública