Com queda recorde de homicídios e roubos, RS tem o mês mais seguro da série histórica

Em março, principais crimes atingiram os menores patamares desde 2010, quando os dados começaram a ser mensurados

--
Atuação das forças de segurança levou a resultado histórico - Foto: Gabriel Centeno-SSP

O acompanhamento diário das ocorrências para traçar estratégias de combate ao crime resultou em uma queda histórica dos homicídios em março. Em comparação com o mesmo período de 2023, a queda foi de 40%, passando de 172 casos para 103.

O índice alcançado no principal indicador de criminalidade é o menor em comparação com o de qualquer outro mês desde o início da série histórica. Levando-se em conta recordes de baixas também em roubos a pedestre e de veículo, pode-se afirmar que março foi o mês mais seguro no Rio Grande do Sul, desde 2010, quando os dados começaram a ser mensurados.

Vítimas de Homicídio no RS em Março

O titular da Secretaria da Segurança Pública, secretário Sandro Caron, reforça o compromisso das instituições vinculadas à pasta para reduzir cada vez mais os indicadores de criminalidade.

“As ações integradas entre a Brigada Militar e a Polícia Civil têm sido essenciais para a queda dos crimes no Estado. Destaco o trabalho de cada homem e mulher da segurança pública para os resultados que estamos obtendo e reforço que vamos apertar ainda mais o cerco contra o crime organizado para ampliar a redução”.

É o segundo mês consecutivo em que o Rio Grande do Sul apresenta queda de homicídios. Porto Alegre segue como grande destaque positivo, com 73% de redução em relação a março de 2023. Outros municípios tiveram quedas expressivas, como Passo Fundo (64%) e Tramandaí (83%). Se considerados os 23 municípios do programa RS Seguro, que foca as cidades populosas e estratégicas do RS, a redução foi de 56%.

Vítimas de Homicídio em Porto Alegre em Março

A diminuição expressiva dos homicídios em março resultou na redução do acumulado do ano. O primeiro trimestre de 2024 teve 52 casos a menos do que o mesmo período de 2023, uma queda de 10%. Se considerados os municípios do RS Seguro, a queda foi de 17%.

Vítimas de Homicídio no RS de Janeiro a Março

Outro crime contra a vida acompanhado com rigor pelas forças de segurança é o latrocínio. No mês de março, o indicador não teve variação estatística: foram seis casos registrados tanto em 2023 quanto em 2024. No trimestre, o índice de roubo seguido de morte teve redução de 31%. Eram 16 casos em 2023 e foram 11 em 2024.

Violência contra a mulher em queda

Os feminicídios tiveram uma queda expressiva de 70% em março de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto, em 2023, foram registrados 10 casos de morte de mulheres em razão de gênero, neste ano, foram três. Nenhuma das vítimas tinha medida protetiva de urgência (MPU).No trimestre, o crime aponta redução de 19%, comparando os 26 registros de 2023 com as 21 ocorrências em 2024.

Vítimas de Feminicídio no RS em Março

Reduções históricas de crimes patrimoniais

Entre as prioridades das forças de segurança, está a redução dos crimes patrimoniais. Roubos e furtos impactam diretamente a sensação de segurança e a qualidade de vida da população. Os principais índices avaliados apresentam quedas históricas no RS.

Pela sétima vez consecutiva, o crime de roubo a pedestre encerra o mês com o menor total já registrado. Os 1.411 casos computados representam uma redução de 44% em comparação com os de março de 2023.

Os roubos de veículo também tiveram o menor total para qualquer mês já registrado. Foram 211 casos contabilizados em março de 2024, uma redução de 48% em relação ao mesmo mês de 2023. O trimestre também encerrou em queda. Enquanto, em 2023, mais de mil veículos foram roubados, no primeiro trimestre de 2024, foram 759 registros, uma queda de 37%.

Roubo de Veículos no RS em Março

Em Porto Alegre, foram 73 registros de roubo de veículo no mês, uma redução de 54% em comparação com os 157 casos contabilizados no mesmo período de 2023. Assim como no Estado, esse é o menor total da série histórica também na Capital.

Roubo de Veículos em Porto Alegre em Março

As ocorrências em estabelecimentos comerciais e no transporte coletivo também tiveram importante redução no mês de março, no Estado. A diminuição de ocorrências no comércio foi de 29%. No transporte público, a queda foi mais expressiva — 66%.

Crimes no campo seguem em baixa em todo o Estado

Uma das principais matrizes econômicas do Estado, a segurança para o agronegócio também é prioridade das autoridades. Tanto o mês de março quanto o primeiro trimestre encerraram com quedas expressivas dos crimes de abigeato, que abrangem os furtos cometidos no campo. No mês, a redução foi de 29%. Desde janeiro, esse tipo de crime acumula queda de 26,5%.

Abigeatos no RS em Março

Nos últimos anos, foram criadas as Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab), que atualmente contam com quatro unidades regionais no Estado, além da Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol). A Brigada Militar tem atuação permanente de policiamento e gestão nas áreas rurais e de fronteira.

Texto: Lurdinha Matos-SSP
Revisão: Elen Azambuja-SSP