Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Fórum nacional debate o uso da tecnologia na Segurança Pública

Publicação:

O investimento em tecnologia é uma das principais vertentes do SIM, com a instalação de câmeras de videomonitoramento
O investimento em tecnologia é uma das principais vertentes do SIM, com a instalação de câmeras de videomonitoramento - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Carine Bordin/SSP

A 8ª edição do Fórum Nacional de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública teve início nesta quinta-feira (21), na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. A abertura oficial do evento foi feita pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, pelo presidente do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin.

Jungmann ressaltou a importância da construção de políticas públicas nacionais de Segurança Pública. “Enfrentamos problemas na legislação e na valorização dos agentes policiais, mas principalmente na falta de um rumo a seguir. É necessária a integração entre União, estados e municípios em operações e troca de informações, além de um trabalho forte de prevenção focado nos jovens”, disse.

Schirmer falou sobre o Sistema de Segurança Integrada com os Municiípios (SIM/RS), que une prefeituras, iniciativa privada e lideranças comunitárias na busca de alternativas para a promoção de uma sociedade mais segura. “É uma tarefa que envolve todo o RS, sejam as instituições públicas ou a sociedade civil organizada. Só assim, unindo homens e mulheres de bem, vamos atingir nossos objetivos”, afirmou.

O investimento em tecnologia é uma das principais vertentes do SIM, com a instalação de câmeras de videomonitoramento, sistemas de reconhecimento facial e de placas veiculares. Para o prefeito de Bento Gonçalves, município que já faz parte do SIM, a busca na qualificação das forças policiais, aliada com o investimento em novas tecnologias, é o melhor caminho para a diminuição da violência. “Estamos construindo um Estado mais seguro de forma coletiva, distribuindo competências para superarmos esse desafio”, enfatizou.

Secretários apresentam experiências de sucesso nos estados brasileiros

Schirmer também participou do primeiro painel da programação, junto aos secretários da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, de Minas Gerais, Sérgio Barbosa Menezes, e de Santa Catarina, Alceu de Oliveira Pinto Júnior.

Foram apresentadas as experiências de cada Estado através de investimentos em tecnologia. Schirmer lembrou que “o RS vem apresentando importante queda em seus índices de criminalidade, a partir da promoção da integração e instalação de câmeras de videomonitoramento nos municípios”.

Durante o dia, empresas do ramo tecnológico apresentaram aos participantes do fórum o que há de mais moderno no mercado. O evento tem continuidade nesta sexta-feira (22), com as palestras do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, e do chefe de polícia, delegado Emerson Wendt.

Case de sucesso

O presidente do Conselho do Instituto Cultural Floresta (ICF), Claudio Goldsztein, apresentou um case de sucesso: a parceria da instituição com a Secretaria da Segurança Pública. Em fevereiro deste ano o Governo do Estado recebeu do ICF 46 veículos Mitsubiski Pajero para a Brigada Militar e Polícia Civil.

Goldsztein reafirmou o compromisso de toda a sociedade nas responsabilidades de cada instituição. “Não podemos mais pensar em Segurança Pública como um dever apenas do Estado. Todos os órgãos têm de se unir e fazer sua parte”, disse.

Além dos veículos, o ICF também entregou dez fuzis T4, 200 rastreadores e 26 rádios digitais para o reaparelhamento das forças de Segurança do Estado. O investimento total foi de R$ 9 milhões.

Secretaria da Segurança Pública