Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Puro Sangue contra os maus-tratos aos animais é deflagrada em Porto Alegre

Publicação:

Foram apreendidos quatro cavalos.
Foram apreendidos quatro cavalos. - Foto: Polícia Civil
Por Mathews Leal - DEMA/DEIC

Na manhã desta segunda-feira (15) a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Proteção e Defesa do Meio Ambiente (DEMA) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou a Operação Puro Sangue, com o objetivo de reprimir os maus-tratos a cavalos em Porto Alegre. 

Segundo a delegada Marina Goltz, a ação ocorreu em um estabelecimento comercial no bairro Anchieta, em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Associação Rio-Grandense de Proteção aos Animais (ARPA) e Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN). "A ação teve como alvos os carroceiros que procuram o local para recolher frutas, verduras e papelões em razão das inúmeras denúncias de maus-tratos recebidas pela DEMA”, contou a delegada. 

Foram apreendidos quatro cavalos. Os proprietários foram conduzidos para a DEMA e responderão a termo circunstanciado pelo crime de maus-tratos contra animais, com pena de detenção de três meses a um ano e multa. Além disso, dois dos proprietários, que utilizavam carroças em seus cavalos, responderão administrativamente por descumprimento à lei municipal que proíbe a circulação de carroças. Os cavalos apreendidos foram encaminhados ao Abrigo de Animais da EPTC, no bairro Lami. As carroças apreendidas foram destinadas ao depósito da EPTC. 

 

Secretaria da Segurança Pública