Ordenado início da reforma da Seção contra Incêndio do aeroporto de Caxias do Sul

A obra tem investimentos de R$ 96.000,00, com recursos oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) - Foto: Divulgação DAP
A ordem de início de uma importante obra para a segurança aeroportuária em Caxias do Sul foi dada nesta quarta-feira (23). A reforma da Seção contra Incêndio do aeroporto Hugo Cantergiani beneficia a região ao permitir melhores condições de trabalho do efetivo dos Bombeiros Militares, além de possibilitar a elevação da categoria de contra-incêndio do aeródromo quando requerida.

O secretário adjunto da Secretaria dos Transportes (ST), Vanderlan Frank Carvalho, destacou que a obra “é resultado dos esforços conjuntos do governo do Estado, ST e Departamento Aeroportuário (DAP)”, afirmou. “Qualificar os aeroportos regionais, deixando-os em plenas condições de atender ao Programa de Desenvolvimento de Aviação Regional (PDAR-RS) é nossa meta”, finalizou Frank.

A reforma do prédio contará com o conserto das instalações, manutenção do telhado, pintura em toda edificação, troca de equipamentos sanitários e a colocação de esquadrias.

Com investimentos de R$ 96 mil em recursos oriundos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), os serviços serão desenvolvidos pela empresa Portotec Construtora e o prazo para a execução da obra é de 60 dias.

SOBRE HUGO CANTERGIANI

O aeroporto já recebeu da Secretaria dos Transportes e do Departamento Aeroportuário - DAP, investimentos de R$ 700 mil em melhorias e equipamentos.

Dentre as ações, foi adquirido um sistema de mobilidade urbana para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, o Carro Escalador de Escadas. O equipamento tem uma estrutura dimensionada para o transporte de cadeiras de rodas com até 150 quilos, incluindo o passageiro. As esteiras de borracha antiderrapante, não deixam rastro e encaixam-se na extremidade dos degraus. Com um equipamento automatizado, quem utiliza não necessita usar força física. O Carro Escalador está disponível com auxílio de um operador treinado das companhias aéreas e aeroportos.

Os passageiros também já podem acompanhar as informações dos voos que operam no terminal, bem como previsão do tempo e notícias, com cinco telas instaladas no saguão e na sala de embarque. O Sistema Informativo de Voo (SIV), como é conhecido, mostra o horário do voo e se as operações estão confirmadas ou canceladas.

Desde janeiro de 2018, a população de Caxias do Sul e região já usufrui de um estacionamento rotativo disponível pelo aeroporto Hugo Cantergiani. O novo serviço organiza o fluxo de estacionamento de veículos e trazer mais conforto aos passageiros que embarcam e desembarcam no local.

Para este ano estão previstas reformas no telhado, a conclusão do projeto de uma cobertura na entrada do terminal e um elevador, dentre outras melhorias.

PDAR-RS

A reforma do prédio da Seção contra Incêndio do aeroporto de Caxias do Sul integra o Programa de Desenvolvimento de Aviação Regional-RS, que conecta diversas regiões do estado e leva desenvolvimento e serviços sociais a lugares distantes da capital. Para isso, a Secretaria dos Transportes, junto ao governo do Estado, investiu mais de R$ 7 milhões na construção, recuperação e melhorias nos aeroportos de Santo Ângelo, Passo Fundo, Caxias do Sul e Vacaria. A ideia é deixar a população a uma distância mínima de 180 quilômetros de um terminal de passageiros.

O PDAR ainda prevê a concessão de incentivos fiscais para as empresas de transporte aéreo que aderirem ao programa. Além das seis rotas de voo regulares já existentes, serão criadas mais cinco.

Texto: Juliana Pretto/ Ascom ST
Edição: Léa Aragón/ Secom