Polícia Civil faz apreensão histórica de armas em fábrica clandestina na região metropolitana de Porto Alegre

Mais de 100 armas e R$ 300 mil em dinheiro foram apreendidos em fábrica clandestina, na região metropolitana de Porto Alegre. - Foto: Polícia Civil
Por Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (20), a Operação Armeria na região metropolitana de Porto Alegre. O objetivo da ação é coibir crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Um homem foi preso e 103 armas de fogo apreendidas, entre elas submetralhadoras que eram repassadas a criminosos. Além disso, foram recolhidos mais de R$ 300 mil em dinheiro, munições de diversos calibres e silenciadores.

De acordo com o delegado Maurício Barison, que coordenou a ação do DENARC, as investigações tiveram duração de um ano e dois meses. “Estamos trabalhando de forma constante em investigações tanto contra o tráfico de drogas, como no combate ao porte ilegal de arma de fogo. É nítida a conexão entre ambos os crimes”, afirmou.

A operação recebeu o nome de Armeria em razão da suspeita acerca da existência, no município de Alvorada, de um local onde seriam produzidas de forma artesanal armas de fogo em escala para serem utilizadas por criminosos. Essa suspeita surgiu ao longo dos anos diante das constantes apreensões de armas artesanais na cidade.

Segundo o diretor de Investigações do DENARC, delegado Mario Souza, uma residência servia como uma espécie de fábrica de armamento. No local, que funcionava de forma camuflada, foram localizados revólveres calibre 32, 38, pistolas, submetralhadoras, espingardas de vários calibres e varias armas em processo de montagem. Souza acredita que as armas eram vendidas por valores de R$ 1mil até R$ 10 mil, em média.

Ainda neste mês, com o mesmo intuito, a 4ª DIN executou a Operação Desarme, que resultou na prisão de um homem portando uma submetralhadora artesanal, um fuzil e grande quantidade de drogas.