Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil inaugura Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro

Publicação:

Delegacia intensificará ações da PC na repressão à lavagem de dinheiro e descapitalização de organizações criminosas.
Delegacia intensificará ações da PC na repressão à lavagem de dinheiro e descapitalização de organizações criminosas. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Polícia Civil

A Polícia Civil inaugurou, nesta segunda-feira (11), a Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro ( DRLD). A nova delegacia vai funcionar na Av. Presidente Franklin Roosevelt, 88, bairro Navegantes,na Capital, junto às dependências da Dipac (Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal), do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc). A DRLD vai ser dirigida pelo Delegado de Polícia Marcio de Jesus Zachello e contará com 14 agentes policiais dispostos entre secretaria, serviços de cartório, investigação e de inteligência e análise de interceptações de sinais. A Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro foi criada a partir do Decreto nº 53.140, de 20 de julho de 2016, o qual alterou o Regimento Interno da Polícia Civil em seu artigo 144, inciso IV, passando a compor a Divisão de Inteligência Policial e Análise Criminal (Dipac) do Denarc. 

As atividades da DRLD reforça a estratégia de intensificar as ações da Polícia Civil na repressão à lavagem de dinheiro, responsabilização de membros e descapitalização de organizações criminosas. Como exemplos estão as investigações em andamento da Operação Pulso Firme/Harpia, em julho de 2017, com 36 pessoas denunciadas, entre elas um líder de facção (recolhido atualmente em Presídio Federal), 14 prisões em flagrante e preventivas decretadas, sequestro de R$ 8,27 milhões em imóveis, veículos e 38 contas bancárias bloqueadas, apreensões de R$ 205.717 em espécie, dois fuzis, três pistolas Glock, dois revólveres, dois silenciadores, diversos carregadores de submetralhadora e pistola e aproximadamente 320 munições, e da Operação Eldorado, em setembro de 2017, com um preso em flagrante, 1,516 tonelada de maconha apreendida e um caminhão bitrem, a qual busca comprovar os vínculos da droga apreendida e seus financiadores. 

Participaram da solenidade, o secretário da Segurança, Cesar Schirmer, o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, o subchefe, delegado Leonel Carivali, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Mario Ikeda,Jackson Dombrowski, representandoo diretor do Instituto Geral de Perícias, Eduardo Lima Silva, o superintendente da Polícia Federal, delegado Ricardo Andrade Saadi,Marcelo Lopes Remião, representantdoo superintendente da Polícia Rodoviária Federal, João Francisco de Oliveira,o diretor do Denarc, delegado Odival Soares, a delegada Nadine Anflor, representando o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Fabio Mota Lopes, o delegado Sander Cajal, representando o diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais, delegado Rodrigo Bozzetto, a delegada Patrícia Tolotti, representando a diretora do Departamento Estadual da Criança e Adolescente (DECA), delegada Adriana Regina da Costa, o diretor do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos, delegado Cristiano Reschke, o delegado Marcio de Jesus Zachello e demais autoridades.

Secretaria da Segurança Pública