Schirmer anuncia curso de formação de policiais militares em Igrejinha

Evento na Câmara de Vereadores de Igrejinha contou com a presença de autoridades dos municípios da região. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Carine Bordin/SSP

A partir do ano que vem, Igrejinha contará com curso de formação de novos policiais militares. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (18), pelo secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, em reunião na Câmara de Vereadores do município. As aulas serão ministradas na sede da Brigada Militar, em Igrejinha. Um novo concurso da Brigada Militar deve ser realizado ainda neste ano e a expectativa é que o local já funcione para a formação dos novos soldados.

O secretário Cezar Schirmer destacou que Igrejinha é um exemplo para os outros municípios do Estado. “É uma região que vem se desenvolvendo de forma muito consistente e deve servir como uma referência. Por isso nossa escolha de implantar o curso aqui”, afirmou.

O prefeito de Igrejinha, Joel Leandro Wilhelm, agradeceu o reconhecimento do Estado e falou sobre a estrutura preparada para receber o curso. “O espaço cedido pelo município é um local diferenciado, com capacidade para 70 soldados, totalmente reformado com recursos da Oktoberfest. Esperamos que, com isso, em parceria com a secretaria, possamos garantir a tranquilidade das famílias de toda a região”, afirmou.

O secretário aproveitou a oportunidade para apresentar o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS). A iniciativa, implantada em abril deste ano, busca unir as esferas estaduais e municipais para o encontro de alternativas de combate à criminalidade. Atualmente, 77 municípios estão em processo de adesão ao sistema. “Não é apenas um desafio do Rio Grande do Sul, mas também do Brasil. Se queremos enfrentar essa realidade, temos que unir todos os esforços e trabalhar de forma integrada”, salientou.

Schirmer ainda visitou a Central de Videomonitoramento da Brigada Militar de Igrejinha e explicou que essa é uma das principais vertentes do SIM/RS. “Pude constatar um ótimo sistema implantado no município. Esse exemplo ter de ser seguido por outras regiões para que possamos implantar uma ferramenta realmente eficiente no Estado”, disse.
Atualmente, um projeto de cercamento eletrônico está sendo implantado no RS, interligando câmeras de videomonitoramento das rodovias estaduais. A iniciativa é possível graças a uma parceria com a Secretaria da Fazenda e Receita Estadual e visa agilizar o reconhecimento de veículos roubados e furtados em todo o Estado. Em Porto Alegre já são 38 câmeras interligadas. O objetivo é ampliar o sistema com mais 42 equipamentos e chegar a 80 câmeras em pleno funcionamento.

O evento contou com a presença do secretário da Fazenda, Giovane Feltes, do presidente da Câmara, Carlos Rivelino Karloh, além de autoridades dos municípios de Riozinho, Rolante, Três Coroas, Parobé e Gramado.