Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

SSP e prefeitura de Jaguarão firmam parceria para utilização de mão de obra prisional

Publicação:

Até 15 apenados do Presídio Estadual de Jaguarão serão recrutados para fazer trabalhos de serviços gerais no município.
Até 15 apenados do Presídio Estadual de Jaguarão serão recrutados para fazer trabalhos de serviços gerais no município. - Foto: Asscom/SSP
Por Asscom/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura Municipal de Jaguarão firmaram parceria para a utilização de mão de obra prisional. O convênio que viabiliza a iniciativa foi assinado nesta quarta-feira (20) pelo secretário Cezar Schirmer e o prefeito de Jaguarão, Favio Telis.

O acordo prevê que a Susepe irá designar até 15 apenados dos regimes semiaberto e aberto, recolhidos no Presídio Estadual de Jaguarão, para desenvolver atividades de serviços gerais no município. A carga horária será de 44 horas semanais. 

Os apenados irão receber 75% do salário mínimo nacional, conforme o artigo 29 da Lei de Execução Penal (LEP). Caberá à Prefeitura , gerenciar os trabalhos dos apenados, elaborar a folha de pagamento e fornecer treinamento e materiais necessários para a realização das atividades, inclusive Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Para o secretário Cezar Schirmer, as instituições têm de se conscientizar da responsabilidade social de possibilitar que estas pessoas, privadas da liberdade, restaurem sua dignidade e encontrem novos caminhos. “É fato que a ressocialização diminui a incidência no crime. Temos que trabalhar ações nesse sentindo, pois o trabalho prisional gera renda e influencia diretamente na auto-estima do apenado”, disse.

A ação foi possível graças à adesão do município ao Sistema de Segurança Integrada com Municípios (SIM). O convênio terá vigência de 60 meses, podendo ser alterado mediante termo aditivo.

 

Secretaria da Segurança Pública