Em Xangri-lá, força-tarefa dos desmanches recolhe mais de 100 toneladas de sucata

Estabelecimento vistoriado na 106ª operação Desmanche tinha peças de veículos com numeração suprimida

Entre 2019 e 2022, 41.305 veículos deixaram de ser roubados no Estado.
Entre 2019 e 2022, 41.305 veículos deixaram de ser roubados no Estado - Foto: Anelize Sampaio/Ascom SSP

A força-tarefa dos desmanches desencadeou, nesta quarta-feira (1?/2) a 106ª edição da Operação Desmanche, no município de Xangri-lá. O estabelecimento, que não estava em conformidade com a Lei dos Desmanches, foi interditado e mais de 100 toneladas de sucata automotiva foram recolhidas.

No local foram encontradas peças de veículo com a identificação suprimida
No local foram encontradas peças de veículo com a identificação suprimida - Foto: Anelize Sampaio/Ascom SSP

No local foram encontradas carcaças de automóveis armazenadas de forma irregular, além de peças de veículo com a identificação suprimida. O coordenador da força-tarefa, major Jeferson Eroni, destaca a importância dessas ações no combate aos furtos e roubos de veículos, além da receptação de peças sem procedência. "Buscamos reforçar as ações para mostrar a sociedade o empenho das forças de segurança no combate ao comércio ilegal de peças automotivas. A fiscalização constante estimula os comerciantes a regularizar a situação junto ao Detran e adquirir apenas peças com procedência comprovada", destaca.

A Operação Desmanche é uma das estratégias integradas desenvolvidas pela SSP para o combate ao crime e se encaixa nas premissas do Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública (RS Seguro). Desde a criação do RS Seguro a redução em roubos de veículos é constante.

Entre 2019 e 2022, 41.305 veículos deixaram de ser roubados no Estado. Enquanto no período pré-implantação do RS Seguro mais de 69 mil automóveis foram roubados no Estado (2015 a 2018), esse número caiu para 28.427, uma redução de 59%.
Essa redução representa a soma das 36 menores frotas municipais do Estado. Segundo levantamento do DetranRS, os municípios que menos tem veículos em circulação no Estado somam 39.982 automóveis. A redução também fica próxima a frota estimada do município de Cruz Alta, que tem 41.496 veículos em circulação registrados.

O estabelecimento, que não estava em conformidade com a Lei dos Desmanches
O estabelecimento, que não estava em conformidade com a Lei dos Desmanches - Foto: Anelize Sampaio/Ascom SSP

Criada em 2016, a Operação Desmanche é uma política pública que coíbe a venda de peças sem origem e fecha estabelecimentos irregulares, além de reduzir roubos, furtos e receptações. Nesses seis anos, já foram visitados 60 municípios, realizadas 81 prisões, 156 desmanches interditados e apreendidas 8.105 toneladas de sucata sem procedência confirmada.

Confira os municípios que tiveram ações da Operação Desmanche:

Aceguá, Almirante Tamandaré, Alvorada, Arroio dos Ratos, Balneário Albatroz, Cachoeirinha, Camaquã, Candelária, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Capão do Leão, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Imbé, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Pantano Grande, Parobé, Passa Sete, Passo Fundo, Passo do Sobrado, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Cruz, Santa Maria, Sant`Ana do Livramento, Santo Ângelo, São Jerônimo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sarandi, Soledade, Tapejara, Taquari, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Vera Cruz, Viamão.

A Operação Desmanche é uma das estratégias integradas desenvolvidas pela SSP para o combate ao crime - Foto: Anelize Sampaio/Ascom SSP

Texto: Lurdinha Matos/Ascom SSP