Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretário

Vanius Cesar Santarosa

Vanius Cesar Santarosa
Vanius Cesar Santarosa - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Natural de Bento Gonçalves, Vanius Cesar Santarosa é coronel da reserva da Brigada Militar, tem 53 anos e ingressou na carreira de oficiais da Brigada Militar (BM) em 1987. Com habilitação para 10 tipos de avião, seis tipos de helicóptero, 6 mil horas de voo, habilitação de piloto de linha aérea e especialização em helicópteros Agusta Westeland, realizada nos Estados Unidos, atuou por 15 anos no Batalhão de Aviação da BM (BAV-BM).

Em 2017 foi promovido a tenente-coronel, quando assumiu a chefia do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO VS). Em 2019, passou ao posto de chefe de Operações da BM, quando foi responsável pelo planejamento de policiamento da Copa América, que naquele ano teve Porto Alegre como uma das sedes dos jogos. Possui especialização em Políticas em Gestão de Segurança Pública (CEPGSP), concluída em 2017.

Promovido a coronel, assumiu a direção do Departamento de Informática da BM e, em novembro de 2019, quando o coronel Rodrigo Mohr Picon chegou ao comando-geral da corporação, ocupou o posto de subcomandante-geral, no qual permaneceu até abril de 2021.

Em maio de 2021 assumiu o comando-geral da corporação, onde atuou até fevereiro de 2022, quando completou 35 anos de serviço ativo, limite para a passagem compulsória para a reserva remunerada. Assumiu o posto de secretário estadual da Segurança Pública no lugar do delegado Ranolfo Vieira Júnior, que até então acumulava o cargo com o mandato de vice-governador e tomou posse como governador em 31 de março de 2022, após a renúncia do até então governador Eduardo Leite.

Contato

Chefe de gabinete – delegado Guilherme Pacífico

Telefone: (51) 3288.1929 / 3288.1924
E-mail: gabinete@ssp.rs.gov.br

Secretaria da Segurança Pública