Gabinete do Secretário da Segurança Pública Adjunto

Quadro cinza com texto azul - Gabinete do Secretário Adjunto da Segurança Pública. Ao lado, brasão do governo do Estado.
- - Foto: Carlos Ismael Moreira/SSP

Ao Gabinete do Secretário da Segurança Pública Adjunto compete auxiliar o titular na direção do órgão e exercer a coordenação, a supervisão e a orientação das políticas, dos programas e das ações operacionais e de prevenção à criminalidade, independentemente de outras atribuições que lhe forem delegadas. Ainda cabe ao órgão a articulação das políticas operacionais e de prevenção à criminalidade definidas pela Secretaria, juntamente com os órgãos vinculados, com vista à eficiência e à integração das ações.

O secretário da Segurança Pública adjunto, designado pelo governador do Estado, prestará assessoramento ao titular da Pasta nas demandas de sua competência, substituindo-o em seus impedimentos, inclusive na vacância do cargo até nova nomeação.

Secretário adjunto da Segurança Pública

Mário Ikeda

Coronel Ikeda
Coronel Ikeda - Foto: Pedro Filipe Morch - BM

Mario Yúkio Ikeda ingressou na Brigada Militar em 1985 e passou por diversas unidades. Participou da Força Nacional de Segurança Pública que atuou nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos no Rio de Janeiro e atuou na Copa das Confederações, em 2013, integrando a Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos.

Foi gerente de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) do Estado durante a Copa do Mundo de 2014, comandante do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC). Exerceu o cargo de subcomandante-geral da Brigada Militar, e, na sequência, de comandante-geral da Brigada Militar entre 2018 e 2019. Antes de assumir como adjunto da SSP, esteve à frente da Secretaria da Segurança de Porto Alegre.

E-mail: gabinete-adjunto@ssp.rs.gov.br
Telefone: (51) 3288.1957