Municípios começam a ganhar reforço de 2 mil novos policiais militares

Primeira turma de alunos-soldados se formou nesta sexta-feira (26)
Primeira turma de alunos-soldados se formou nesta sexta-feira (26) - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

São 507 novos policiais militares passam a reforçar a segurança em todo o Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira(26). Oficialmente graduados nesta manhã, em cerimônia no Gigantinho, na capital, eles fazem parte de um total de 1.965 alunos-soldados que começaram o curso superior de Tecnologia em Aplicação de Polícia Militar em 12 de novembro do ano passado.

Paraninfo desta primeira turma, o governador Eduardo Leite parabenizou os novos PMs pela conquista e desejou sucesso no que chamou de “heroica missão brigadiana”.

“Vocês são responsáveis por salvar vidas todos os dias. Não apenas colocando a própria vida em risco e salvando diretamente alguém, mas pela simples existência, desestimulando o crime”, destacou Leite.

Governador Eduardo Leite foi paraninfo da turma de policiais militares formados nesta sexta-feira (26). - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Parafraseando o hino rio-grandense, o governador pediu que os formandos busquem mostrar seu “valor constância, nesta ímpia e injusta guerra”, prometendo que, como chefe do governo, não poupará esforços para dar segurança máxima a quem faz segurança. “Tenho certeza de que vocês estão prontos para realizar novas façanhas pelo nosso Estado e por todos os gaúchos”, concluiu.

Vice-governador e secretário da Segurança Pública, o delegado Ranolfo Vieira Júnior lembrou que os quase 2 mil PMs que se formarão até o dia 10 de agosto (veja o calendário ao final do texto), venceram um concurso com mais de 42 mil inscritos e chegaram ao dia de hoje por ter vencido oito meses de provas teóricas e práticas, enfrentando os mais diversos desafios, físicos e emocionais.

Vice-governador parabenizou a dedicação de todos os policiais militares que venceram um concurso com mais de 40 mil inscritos - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

“É momento de comemorar. Comemorem muito, porque, a partir de agora, meus colegas operadores da segurança, vocês vão enfrentar momentos difíceis, mas retornarão para casa tendo cumprido a mais linda missão”, afirmou Ranolfo, homenageando, em seguida, os três brigadianos e o policial civil que morreram recentemente no exercício da profissão.

O comandante da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, reforçou ainda que, após as formaturas dos quase 2 mil novos PMs, a corporação vai ter um efetivo mínimo padrão nos 497 municípios do Estado, além do policiamento 24 horas em todas as estradas estaduais cobertas pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).

Formação qualificada

Durante os últimos oito meses, os concursados frequentaram mais de 1,6 mil horas-aula, em que aprenderam sobre conhecimentos específicos da atividade de policial militar, como direito penal, sociologia da violência, uso da força e da arma de fogo, defesa pessoal, medicina legal e policiamento ostensivo, entre outros temas.

Para concluir o curso, durante os últimos dois meses, fizeram o estágio supervisionado, atuando no policiamento das ruas de diferentes municípios, além de terem composto os efetivos que atuaram na Copa América e em outros eventos especiais.

O curso foi supervisionado pelo departamento de ensino da BM, coordenado pelas escolas de formação e especialização de soldados (EsFES) de Porto Alegre e Montenegro. As aulas foram realizadas na EsFES da capital e nos polos de ensino de Guaíba, Esteio, Novo Hamburgo e no CRBM, em Porto Alegre.

Distribuição do efetivo

A estratégia de distribuição dos quase 2 mil novos policiais militares coloca em prática as premissas de inteligência e investimento qualificado do programa RS Seguro, com adoção de critérios objetivos que priorizam os municípios menos guarnecidos, além das unidades e serviços com maior impacto regionalizado, para otimizar o aproveitamento do reforço.

O critério número 1 para lotação dos ingressantes da BM foi a garantia de que nenhuma cidade do RS terá menos do que cinco PMs. Dessa forma, muitos dos novos policiais serão alocados em cidades menores, que tinham menor efetivo.

Uma estratégia utilizada foi empregar parte do reforço em unidades que podem atuar em todo o Estado. Assim, foram criados dois novos Batalhões de Choque, com 110 PMs cada, um em Caxias do Sul e outro em Pelotas. Eles se somam aos já existentes em Porto Alegre, Santa Maria e Passo Fundo, que também terão incremento.

Outro critério orientado para a qualificação do pronto atendimento regionalizado é o aumento de efetivo nos 38 Pelotões de Operações Especiais (POEs), que receberão, ao todo, 250 novos policiais militares. Como os POEs estão espalhados pelo Estado, a medida terá repercussão para todas as regiões do RS.

Além disso, o planejamento de lotação vai garantir o complemento das guarnições do Comando Rodoviário da Brigada Militar, de forma que cada um dos 40 postos presentes em todas as regiões do Estado conte com efetivo de, no mínimo, 13 policiais. Essa medida, com o emprego de 110 novos soldados, permitirá, como informado pelo coronel Ikeda, manter o policiamento 24 horas em todas as rodovias estaduais cobertas por unidades do CRBM.

CALENDÁRIO DE FORMATURAS DA BM:*

10 de agosto
10h – Santa Rosa
15h – Santo Ângelo