Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Saiba como emitir o documento do DetranRS para validar a CNH no exterior

Publicação:

Card de divulgação com a escrita: "Central de Serviços - Certidão de habilitação direto do site"
Em 2021, foram emitidas 1.194 certidões para comprovação de habilitação no exterior - Foto: Divulgação/DetranRS

O número de brasileiros que buscam uma vida fora do país tem crescido nos últimos anos e com isso a procura pelo documento que confirma a autenticidade da Carteira Nacional de Habilitação para a validação em outro país. Foram 698 emissões pelo site em 2020 e 1.194 em 2021 exclusivamente para comprovação de habilitação no exterior. A certidão de prontuário de habilitação pode ser emitida no computador ou celular pela Central de Serviços do DetranRS acessível em www.detran.rs.gov.br.

É preciso que o condutor observe as regras de cada país para a validação da CNH brasileira. No entanto, a maioria dos que possuem convênio de reciprocidade com o Brasil exige o documento, como Portugal, por exemplo, destino preferido dos brasileiros.

Para emitir a certidão na Central de Serviços do DetranRS é preciso ter acesso nível prata ou ouro (com maior grau de segurança sobre a identidade do usuário). Esse grau é obtido no aplicativo gov.br através de validação facial, autenticação bancária ou certificado digital. Feito isso, basta se cadastrar ou fazer o login na Central de Serviços no site do DetranRS, e na seção “Minha habilitação”, clicar no link “Certidão de prontuário”. Depois de preencher “Requisição de certidão de prontuário” informando o motivo para geração do documento e o país de destino, será gerado o arquivo, que poderá ser salvo em PDF para impressão.

Saiba mais sobre o serviço

Secretaria da Segurança Pública