Secretaria da Segurança Pública

Bem-Vindo a este site.
28 de Agosto de 2014, 10:07

Buscar
Página Inicial  >  Notícias  >  Polícia Civil recebeu mais de

Polícia Civil recebeu mais de mil computadores

10 de Outubro de 2002 às 19h24min
O Governo do RS investiu mais de R$12 milhões na informatização da Polícia Civil gaúcha nos últimos três anos e meio. Os investimentos estão garantindo mais segurança às informações policiais, qualidade aos trabalhos de investigação e rapidez no atendimento ao público no momento de registrar ocorrências e na confecção de flagrantes.

No período, mais de mil novos computadores foram instalados em delegacias de polícia da Capital e do interior. O projeto inclui a instalação de rede elétrica e lógica capaz de interligar até três mil computadores e prevê a aquisição de mais dois mil aparelhos, em duas fases, nos próximos anos. Em apenas uma oportunidade, no final de 2001, a Polícia Civil recebeu 620 computadores, com de processador Celeron 750 Mhz, 465 impressoras e 33 servidores de rede.

O aporte de novos computadores coloca a atividade policial em um novo patamar no Rio Grande do Sul, avalia o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Jerônimo José Pereira. Ele considera que o atendimento ao público torna mais ágil, exigindo menor tempo de espera em filas para o registro de ocorrências e nos depoimentos de vítimas e testemunhas. A confecção de inquéritos policiais também fica facilitada.

Os investimentos tornam possível um velho sonho da Polícia Civil – a interligação on-line de todas as delegacias. O processo de implantação do sistema OCR – sistema desenvolvido pela Procergs em parceria com a Polícia Civil, para o registro de ocorrências e flagrantes em microcomputador – ganha velocidade. Hoje, das 60 delegacias da Região Metropolitana, 46 já possuem o OCR e, até o final do ano, todas terão a ferramenta. As 24 DPs de Porto Alegre estão interligadas. Os benefícios já foram sentidos, na última temporada, por veranistas e policiais da região litorânea do Estado, cujas delegacias – de Torres ao Chuí – passaram a operar no sistema OCR. No Estado, já são 175 delegacias interligadas em municípios grandes e médios.

O sistema OCR facilita todas as atividades policiais. Jerônimo Pereira ressalta a importância do trânsito instantâneo das informações. Os investigadores de todo o estado passam a ter acesso imediato a todo o banco de dados do Sistema de Informações Policiais, armazenado na Procergs. Um registro – em Porto Alegre – de roubo de veículo, por exemplo, ingressa na rede imediatamente, distribuindo a informação para todas as delegacias ligadas on-line. Investigações a partir de armas e de pessoas – na busca de foragidos, por exemplo – também ficam mais fáceis com o sistema.

Um dos beneficios concretos da informatização da Polícia Civil resultou na Delegacia On-line, que vem desafogando o trabalho nos distritos policiais. Desde maio de 2002, quase seis mil ocorrências –de perda e furto de documentos e de telefones celulares, acidentes de trânsito com danos exclusivamente materiais e encontros de objetos – foram registradas pela internet. O endereço eletrônico é www.delegacia.rs.gov.br. A polícia estuda a possibilidade de ampliar os registros on-line, com a inclusão de outras modalidades de ocorrências.
Secretaria da Segurança Pública
Expediente

Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda à sexta.
Rua Voluntários da Pátria, 1358/8º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Desenvolvido pela PROCERGS

Secretaria da Segurança Pública

Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda à sexta.
Rua Voluntários da Pátria, 1358/8º andar - CEP 90230-010 - Porto Alegre/RS
Fone.:(51) 3288.1900

Desenvolvido pela PROCERGS
 

Se desejar enviar este conteúdo para mais de um destinatário,
separe os e-mails com (;) ponto-e-vírgula.
Campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.

*Nome do remetente
*E-mail do remetente
*E-mail(s) destinatário(s)
Mensagem
Limpar formulário
Enviar formulário
Secretaria da Segurança Pública

E-Mail: - Fone.:(51) 3288.1900