Mobile: três pessoas são presas em ação contra comércio ilegal de celulares

Foram fiscalizados 83 locais em todo o RS

--
Segunda edição da Operação Mobile de 2024 foi deflagrada em Porto Alegre e em mais 24 municípios gaúchos - Foto: Divulgação/SSP

Foi deflagrada, nesta terça-feira (23/4), nova edição da Operação Mobile Integrada em Porto Alegre e em mais 24 municípios gaúchos. Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a ação combate o comércio ilegal de celulares furtados ou roubados no Rio Grande do Sul e ocorre, de forma simultânea, nas diferentes regiões do Estado. Trata-se da segunda edição realizada no ano de 2024. Ao longo do dia, a força-tarefa resultou em 83 locais fiscalizados, 20 celulares apreendidos e 3 prisões em flagrante por receptação em Canoas, Cruz Alta e Viamão.

A ofensiva busca interromper a cadeia de comércio ilegal de celulares, por meio da fiscalização de pontos de venda. Via de regra, a força-tarefa é desencadeada nos 23 municípios abrangidos pelo RS Seguro – programa transversal e estruturante da segurança pública –, e os alvos fiscalizados em cada cidade são determinados pelo serviço de inteligência das forças de segurança. Nas edições realizadas neste ano, os municípios de Carlos Barbosa e Garibaldi também fizeram parte da ação.

--
A ação realizada esta manhã corresponde à 12.a edição e contou com um efetivo de 294 servidores - Foto: Divulgação/SSP

Ao coibir a venda de aparelhos de procedência ilegal, a Mobile contribui, indiretamente, para a redução do roubo e do furto a pedestre, tendo em vista que os celulares são um dos principais alvos dos criminosos. Esse esforço se reflete nos números.

Em 2022, foram registradas 14.003 ocorrências de roubo a pedestre em Porto Alegre. Em 2023, ano em que foram realizadas 10 edições da Mobile, o número de ocorrências caiu para 12.874.

A queda do indicador criminal também se verifica nas outras cidades que recebem a força-tarefa. Em 2022, os roubos a pedestre nos 23 municípios do RS Seguro totalizaram 27.337 ocorrências. No ano passado, esse número caiu para 23.252, o que corresponde a uma diminuição de 14,9%.

Os 23 municípios que integram o RS Seguro são Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Viamão.

A primeira edição da Operação Mobile Integrada ocorreu em abril de 2023 e, desde então, a força-tarefa é realizada de forma recorrente pela SSP. A ação realizada esta manhã corresponde à 12.a edição e contou com um efetivo de 294 servidores da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto-Geral de Perícias.

Texto: Anna Emília Soares - Ascom SSP
Revisão técnica: Elen Azambuja – Ascom SSP