Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Exposição fotográfica alusiva a Operação Desmanche pode ser conferida no Palácio Piratini

Publicação:

As imagens estão expostas no saguão de entrada do Palácio Piratini.
As imagens estão expostas no saguão de entrada do Palácio Piratini. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Carine Bordin e Laura Xavier/SSP

A partir desta terça-feira (9), quem estiver passando pelo centro de Porto Alegre poderá visitar a exposição itinerante “Hefesto”, instalada no saguão de entrada do Palácio Piratini (Praça Marechal Deodoro, sem número). As fotografias retratam a ação da Força-Tarefa da Operação Desmanche e poderão ser conferidas até o próximo dia 23. 

As imagens foram capturadas pelos fotógrafos Rodrigo Ziebell, Thanise Melo e Leandro Osório em edições da operação durante os anos de 2016 e 2017. O evento leva o nome “Hefesto” por ser o Deus grego do fogo e da forja e protetor das atividades relacionadas ao metal.

Os cavaletes que sustentam as fotografias foram construídos dentro da cadeia pública de Porto Alegre pelo projeto Arte Criativa, da Escola de Artes. A escola foi criada a partir da demanda de interesse dos próprios detentos que buscam a ressocialização através da arte.

No mês de abril, a exposição foi inaugurada na sede da Secretaria da Segurança Pública, com a presença do secretário Cezar Schirmer e representantes das instituições envolvidas com a Força-Tarefa, além de servidores e convidados.

Resultados da operação

Em 40 edições, foram apreendidas cerca de 2.697 toneladas de sucata, 64 desmanches fechados e 45 pessoas presas. Vinte municípios receberam a Operação, sendo eles Sapiranga, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Portão, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Caxias do Sul, Capão da Canoa e Torres.

 

Secretaria da Segurança Pública