Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Exposição fotográfica itinerante alusiva a Operação Desmanche é inaugurada na SSP

Publicação:

A exposição leva o nome Hefesto por ser o Deus grego do fogo e da forja e protetor das atividades relacionadas ao metal.
A exposição leva o nome Hefesto por ser o Deus grego do fogo e da forja e protetor das atividades relacionadas ao metal.
Por Laura Xavier/SSP

Nesta terça-feira (28), a exposição itinerante "Hefesto" foi inaugurada na Secretaria da Segurança Pública . As fotos retratam a ação da Força-Tarefa da Operação Desmanche, em sua atuação desde fevereiro de 2016. 

O secretário Cezar Schirmer recebeu os representantes das instituições envolvidas com a Força-Tarefa. "Esse evento, além de mostrar a arte que existe nas situações inóspitas, reforça a ideia de que a integração entre instituições é fundamental para a segurança. Aqui temos duas secretarias e suas vinculadas, combatendo o furto e roubo de carros, e obtendo resultados positivos", destacou Schirmer. 

As imagens expostas foram registradas pelos fotógrafos Rodrigo Ziebell, Thanise Melo e Leandro Osório em edições da Operação, durante os anos de 2016 e 2017. A exposição leva o nome Hefesto por ser o Deus grego do fogo e da forja e protetor das atividades relacionadas ao metal. 

Os cavaletes que sustentam as imagens foram confeccionados dentro da cadeia pública de Porto Alegre, pelo projeto Arte Criativa, da Escola de Artes. A Escola foi criada a partir da demanda de interesse dos próprios detentos que buscam a ressocialização através da arte.

Em 36 edições da Operação Desmanche, foram apreendidas cerca de 2.4 mil toneladas de sucata, 57 estabelecimentos fechados e 41 pessoas presas. Dezenove municípios receberam a força-tarefa.

Secretaria da Segurança Pública