Terceira etapa da Operação Contagem Regressiva resulta na análise de mais de 1.800 PPCIs

Nos primeiros 35 dias foram expedidos 338 certificados de conformidade e 1.472 notificações de correção. - Foto: Rodrigo Ziebell/SSP
Por Carine Bordin/SSP

O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) analisou 1.810 Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCIs) durante a terceira etapa da Operação Contagem regressiva. A força-tarefa iniciou no dia 19 de junho e mobiliza 20 profissionais de Porto Alegre e interior. Nos primeiros 35 dias foram expedidos 338 certificados de conformidade e 1.472 notificações de correção.

A meta, até o próximo sábado, é totalizar dois mil PPCIs analisados e diminuir o prazo de espera para 90 dias em Porto Alegre. De acordo com o tenente-coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, coordenador da FT, o prazo de espera já chegou a ser de nove meses. “Faremos uma reanálise da operação. Caso seja preciso, prorrogaremos mais uma semana, a fim de atingirmos nossa meta”, disse.

Na primeira edição, em março deste ano, o foco foram as vistorias. A operação zerou o passivo em Porto Alegre e conseguiu diminuir o tempo de espera de três meses para vinte dias. A segunda etapa aconteceu entre maio e junho e acabou com as filas para recebimento e protocolo dos planos físicos.

Esta fase da operação marcou mudanças internas e estruturais no Sistema Integrado de Serviços de Bombeiros (SISBOM), com a implantação dos planos eletrônicos para edificações até 750 metros quadrados e de baixo e médio risco. “Durante a operação, foram emitidos oito mil certificados de licenciamento e 19 mil alvarás para planos simplificados via sistema”, esclarece Rodrigues.