Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Bertolo assume Susepe anunciando reestruturação

Publicação:

O ex-diretor do Instituto de Criminalística da Polícia Federal, perito criminal Geraldo Bertolo, tomou posse na tarde desta segunda-feira (31/03) como novo superintendente dos Serviços Penitenciários do RS.  No ato, ocorrido no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e prestigiado pelo secretário José Francisco Mallmann e a cúpula da Segurança Pública gaúcha, Bertolo anunciou a reestruturação da Susepe, conforme determina o Primeiro Plano Diretor do Sistema Penitenciário, documento inédito em 40 anos da Susepe e elaborado no ano passado, em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional.

Entre suas metas, citou a reorganização do serviço de inteligência e da corregedoria da instituição, ressaltando que pretende descentralizar, de forma regionalizada, para tornar os procedimentos mais rápidos. Disse ainda que será mais rígido no controle dos cumprimentos das normas e que todas as decisões deverão ser mais ágeis, procurando a eficiência da Susepe. No momento da posse, Geraldo Bertolo assinou documento em que pede sua aposentadoria do Departamento de Polícia Federal.

Em seu pronunciamento, o secretário Mallmann ressaltou que está trabalhando com afinco para a redução do déficit de vagas no sistema penitenciário, que nos últimos 10 anos aumentou em quase 10 mil. Lembrou que até 2011 deverão ser construídos 15 novos presídios no Rio Grande do Sul, recuperando cerca de nove mil vagas, mas ainda insuficientes para a carência do sistema. “O trabalho que estamos fazendo é de fôlego, com planejamento e detalhes, em médio e longo prazo e com o objetivo de tornar a segurança pública no RS modelo para todo o país” – explicou. Acrescentou, ainda, que a sociedade gaúcha vai sentir a diferença na segurança pública dentro de uma década e ressaltou que medidas de curto prazo, de impacto, já foram tomadas neste sentido.
 
Agentes Penitenciários
 
O secretário agradeceu a participação ativa e de responsabilidade de Bruno Trindade, que está deixando o cargo. Anunciou que Bertolo será o último superintendente a não pertencer ao quadro de servidores da Susepe, frisando que trabalha para colocar em lei que apenas agentes penitenciários assumam o cargo de superintendente. Trindade, que será o superintendente-substituto, agradeceu a confiança de Mallmann e da governadora Yeda Crusius no período de cinco meses em que esteve à frente da Susepe. Destacou da necessidade da instituição trabalhar integrada e enfatizou que está à disposição do novo superintendente no que for preciso.
 
A solenidade de posse de Geraldo Bertolo como novo superintendente da Susepe foi prestigiada pelo promotor da Vara de Execuções Criminais, Gilmar Bortoloto; o delegado superintendente da Polícia Federal, Ildo Gasparetto; o ex-secretário-adjunto da SSP, Ademar Stocker, além de diretores da Pasta, servidores da Susepe, autoridades civis e militares e convidados.
 
 

Secretaria da Segurança Pública