BM faz simulação de resgate de reféns em Tramandaí
Publicação:
Com a finalidade de treinar o efetivo para agir em situações de alto risco, a Brigada Militar (BM) realizou nesta quarta-feira (15/02), em Tramandaí, uma simulação de ocorrência com resgate de reféns. Na operação foram utilizados o Pelotão de Operações Especiais, para fazer o isolamento do local e a contenção da crise; o Corpo de Bombeiros, com caminhão de combate a incêndio e ambulância; e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), para fazer o resgate dos reféns. A ação, realizada no interior de um ônibus na avenida Beira-Mar, chamou a atenção dos veranistas.
O comandante da BM de Tramandaí, major Luiz Carlos Gauto da Silva, destacou a importância do exercício para afinar as equipes no atendimento desse tipo de ocorrência. “Esta simulação está sendo feita para fazer o treinamento integrado dos policiais em situações de alto risco. Em uma ocorrência que envolve reféns, temos que estar preparados para fazer o resgate das vítimas e a prisão dos criminosos sem que haja feridos”, afirmou o major Gauto.
Na simulação estavam cinco reféns no interior do ônibus e dois criminosos. Após o isolamento e evacuação da área, o Gate foi acionado para fazer o resgate dos reféns. Um atirador de elite (Sniper) estava na sacada de um prédio para observar de um plano mais privilegiado e proteger o deslocamento da equipe. Os policiais utilizaram uma bomba de efeito moral para distrair os criminosos do lado contrário da porta do ônibus e realizaram o resgate das vítimas e a prisão dos causadores da crise.