Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Brigada Militar forma 35 novos mestres em Ciências Militares

Publicação:

Iniciado em março, o CAAPM teve uma carga horária de 555 horas-aulas presenciais
Iniciado em março, o CAAPM teve uma carga horária de 555 horas-aulas presenciais - Foto: Foto: Rafael Silva/ BM
Por Clelia Admar/ Ascom BM Edição: Léa Aragón/ Secom
O Curso Avançado de Administração Policial Militar (CAAPM) 2018, feito em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs),  formou 35 oficiais,  capacitando estes alunos à pesquisa científica, análise e planejamento voltados à atividade policial militar e preservação da ordem pública. A solenidade, presidida pelo comandante-geral da Corporação, coronel Mário Yukio Ikeda, ocorreu nesta quinta-feira (27), no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, no Bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. 
 
Coordenado pelo Departamento de Ensino (DE), e executado pela Academia de Polícia Militar (APM), o curso qualificou os futuros oficiais superiores policiais da BM na área da administração pública, com ênfase na segurança pública, habilitando-os a participarem do processo decisório na elaboração e execução de políticas públicas de segurança. Iniciado em março deste ano, o CAAPM teve uma carga horária de 555 horas-aulas presenciais, encerrando neste mês de setembro.
 
De acordo com o comandante da APM, tenente-coronel Márcio José Rosa da Luz, saudou a iniciativa. “Esta parceria muito qualificada com a Uergs possibilita que,  nos bancos acadêmicos da Academia, nossos futuros gestores reflitam sobre o tema e ampliem seus conhecimentos para o emprego mais eficiente e eficaz dos recursos”, afirmou.   
 
Durante a cerimônia, o capitão Arnaldo Dornelles Corrales, classificado em primeiro lugar no CAAPM 2018, recebeu a Medalha Coronel Claudino entregue pelo comandante-geral da BM.
 
O coronel Ikeda destacou a qualidade do serviço dos homens e mulheres da Corporação citando a redução dos indicadores de criminalidade neste ano em comparação com o ano anterior. “Além disso, quando falamos de percepção de segurança, que é aquilo que a população faz, também melhoramos com o trabalho e da gestão de recursos humanos e materiais”. 
 
De acordo com o comandante-geral, a Brigada Militar vem reestruturando processos e projetos institucionais. “Estamos entregando uma gestão por resultados, trabalhando firme para difundir as boas práticas da Brigada Militar. Procuramos reconhecer todos os nossos profissionais e,  principalmente,  aquele policial militar que é a essência da Brigada, que é o soldado que está trabalhando à pé, sozinho, diariamente defendendo a população no policiamento ostensivo”, alertou o coronel Ikeda.
 
Prestigiaram o evento, representando a Procuradoria Geral de Justiça, promotor Márcio Bressani; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, juiz coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues; o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Júlio César Rocha Lopes; o diretor de Ensino da BM, coronel Ronaldo Buss;  membros do Conselho Superior da BM, demais oficiais e praças, familiares e convidados dos formandos.
Secretaria da Segurança Pública