Brigada Militar realiza a 6ª formatura do curso de Especialização em Cinotecnia
Publicação:

No ginásio da Escola de Educação Física da Brigada Militar (BM) ocorreu mais uma formatura de conclusão de curso em Especialização em Cinotecnia. Nesta sexta-feira, na Capital, foram formados 27 militares, sendo dois tenentes, um 1º sargento e 21 soldados da BM, além de dois soldados do 3º Batalhão de Polícia do Exército e uma soldado da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

O curso técnico, com ênfase no adestramento clássico, teve uma carga horária de 350 horas/aula. Na cerimônia, os formandos realizaram uma demonstração de adestramento, apresentando os comandos básicos como “senta” e “junto”. O adestramento tem como objetivo socializar os cães dentro da matilha, visando estimular o equilíbrio do animal para atuações nas diversas modalidades de emprego. Outra demonstração feita pelos formandos foi a de localização de substâncias entorpecentes, armas e artefatos explosivos.
Os cães trabalham nas mais diversas áreas de atuação, desde na guarda e proteção, na procura de drogas, até em buscas e capturas de suspeitos. No total, o Batalhão de Choque de Porto Alegre conta com 28 cães.
A soldado Ana Paula Herzmann Marques, do 21º Batalhão de Polícia Militar de Florianópolis (SC), afirma que o curso que proporciona aos cinófilos uma extensa aprendizagem técnica e prática, somado a uma equipe multidisciplinar de instrutores que forma excelentes especialistas. Segundo a soldado, os cães quando adestrados com amor e técnica são, além de instrumentos de trabalho, os melhores parceiros que um cinotécnico pode ter.
O evento contou com a presença do comandante-geral da BM, coronel Mário Yukio Ikeda, o chefe do Estado-Maior da BM, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra, o subcomandante do 3º Batalhão de Polícia do Exército, tenente-coronel Rodrigo Machado dos Santos, o comandante do Comando de Policiamento da Capital, tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon, o comandante do 1º Batalhão de Choque, tenente-coronel Cláudio dos Santos Feoli, demais comandantes de unidades, e a doutora em Medicina Veterinária pela UFRGS, Sandra Márcia Tietz Marques.