Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

DetranRS leva case do Peça Legal para evento nacional de desmontagem veicular

Publicação:

Foto horizontal colorida mostra três homens sentados em cadeiras num palco. O homem da direita fala ao microfone
Chefe da Divisão de Desmanches Cristiano Medeiros representou o DetranRS no evento - Foto: Divulgação/DetranRS

A regulamentação da desmontagem veicular no Rio Grande do Sul é considerada um modelo em todo país. Os instrumentos utilizados para fortalecer a atividade sob o controle do Estado foram apresentados no ReciclaAuto, evento nacional de reciclagem que acontece em São Paulo dias 19 e 20 de abril.

O chefe do setor na autarquia gaúcha participou do painel com outros Detrans e trouxe o histórico da regulamentação na atividade no Estado. Cristiano Medeiros mostrou, entre outras estratégias que ajudaram a reduzir os índices de furto e roubo de veículos no Estado, o modelo do Peça Legal. Inédito no país, o site reúne todas as peças cadastradas nos desmanches credenciados ao DetranRS permitindo a busca por município, marca, ano e modelo do veículo, além de direcionar o comprador para as empresas.

Estimulando a venda de peças veiculares com origem comprovada o Estado enfraquece o mercado clandestino e a receptação de furto e roubo. Hoje, o site pecalegal.detran.rs.gov.br possui quase 10 milhões de peças cadastradas.

Meio-ambiente e segurança no trânsito

Além do site Peça Legal, o DetranRS montou um regramento que traz uma preocupação ambiental e de segurança no trânsito, somando-se ao objetivo principal, que era o impacto na segurança pública. O número de empresas credenciadas passou de 296 em 2015 para 440 em 2024. Os veículos desmontados devem passar por descontaminação para não poluir o solo e todas as peças vendidas passam por avaliação de segurança.

Fiscalização

Um dos mecanismos mais importantes para a efetividade da regulamentação foi o reforço e a constância da fiscalização dos estabelecimentos irregulares. A força-tarefa da Operação Desmanche foi criada pela Secretaria de Segurança Pública em 2016, envolvendo Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias, DetranRS e Corpo de Bombeiros Militar, além da empresa Gerdau, parceira no recolhimento da sucata. Além da força-tarefa, a Divisão de Fiscalização de Credenciados e a Corregedoria do DetranRS também ficaram de olho nas empresas credenciadas.

Reciclagem

Outra inovação que ajudou a reforçar o combate ao comércio ilegal de peças foi a reciclagem veicular. Realizada regularmente pelo DetranRS desde 2009 para veículos abandonados em depósito, a reciclagem também foi adotada no âmbito das operações da força-tarefa. Toda a sucata apreendida nos desmanches ilegais é descaracterizada através de compactação e encaminhada para a reciclagem na siderúrgica, impedindo que as peças sem origem retornem ao mercado ilegal.

Secretaria da Segurança Pública