Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Garcia recebe coordenadorias da Mulher do Estado e de Alvorada

Publicação:

Em audiência realizada na tarde desta quinta-feira (17/04), o secretário em exercício da Segurança Pública, Dagoberto Albernaz Garcia, recebeu em seu gabinete a coordenadora estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, acompanhada da primeira-dama de Alvorada, Rejane Brum, do vereador Edison Borba, da coordenadora do órgão no município, Marinilda Bortelli, além de representantes do Conselho Estadual da Mulher, de partidos políticos do município e da União das Associações de Moradores de Alvorada (Uama).

Na pauta do encontro, a implantação da Delegacia da Mulher e da Delegacia da Criança e do Adolescente de Alvorada. De acordo com Edison Borba, que é presidente da Comissão de Segurança da Câmara local, cerca de 95% do prédio que abrigará as DPs está finalizado, mas a obra, situada na Rua Leopoldina, no bairro Salomé,  encontra-se parada há seis meses por falta de recursos no caixa do Estado. Documento solicitando a imediata finalização da obra e o devido aparelhamento em termos de pessoal e equipamentos foi entregue pelo vereador ao secretário.
Conforme Rejane Brum, o término da construção do imóvel é considerado prioritário pela comunidade, pois agilizará o atendimento à grande demanda de ocorrências envolvendo a mulher e o adolescente em Alvorada. De acordo com Marinilda Bortelli, o anseio para a ativação da especializada também pode ser medido no fato do Executivo estar finalizando a pavimentação da rua onde está localizada a Delegacia. Segundo ela, também existe projeto para construção de uma casa-abrigo para mulheres vitimizadas em Alvorada.

Representando o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), da Polícia Civil, o delegado Francisco Soares destacou que a construção da Delegacia da Mulher de Alvorada foi escolhida pela comunidade durante a Consulta Popular 2005 e a obra orçada em R$ 300 mil. Segundo Soares, a informação é de que faltam R$ 39 mil para a conclusão, valor que aguarda autorização da Secretaria da Fazenda, mas que deve ser agilizado para breve em virtude do Governo Estadual estar reempenhando valores pendentes do Consulta desde a edição de 2003 . A coordenadora estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, assinalou que o Estado, via Pacto Nacional de Enfrentamento da Violência, está apresentando 19 projetos a União visando à qualificação no atendimento as políticas públicas para mulher no RS. Destacou, ainda, que o Plano de Políticas Públicas para as Mulheres, o RS Mulher, é a melhor prova do comprometimento do Governo do Estado com as questões envolvendo o combate ao preconceito, à falta de atendimento e preparo, à exploração e à violência contra a mulher.

De acordo com Garcia, a demanda da comitiva de Alvorada é justa e mostra a integração dos segmentos políticos e comunitários do município com a questão. Lembrou que na Capital, cerca de 85% dos casos envolvendo violência contra a mulher, registrados na DM, têm no álcool o embrião e que, por isso, é preciso atacar também dentro de casa a causa dos problemas. O secretário em exercício assinalou que não pode prometer data de inauguração da delegacia, mas que a SSP não poupará esforços para que a obra seja concretizada e a especializada entre em funcionamento ainda antes do fim deste semestre. Também acompanharam a agenda o diretor do Departamento de Inteligência da Segurança Pública, delegado Adalberto Abreu de Oliveira, e a diretora do Departamento de Ensino e Treinamento da SSP, delegada Elisangela Melo Reghelin.

Secretaria da Segurança Pública