Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Goularte recebe direção da Feconsepro

Publicação:

Em audiência realizada na tarde desta terça-feira (30/09), o secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, recebeu em seu gabinete o presidente da Federação dos Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública (Feconsepro), do Rio Grande do Sul, Jovino Antonio Demari, acompanhado do vice-presidente da entidade, Pedro Ivo Hartmann Filho.

Na ocasião, Demari ressaltou ao titular da SSP da existência hoje no Estado de 250 Consepros, nos 496 municípios gaúchos. Divididos em 15 regiões, os Conselhos mapeiam as fragilidades e carências das comunidades no segmento da segurança, buscando recursos que instrumentalizem e fortaleçam as polícias, visando uma melhor resposta e qualidade no trabalho. Segundo Demari, apenas em 2007 os Consepros aplicaram ou repassaram mais de R$ 5,5 milhões aos organismos da segurança, por meio da compra de viaturas, armas e equipamentos como sistemas de monitoramento eletrônico. O presidente da Feconsepro também aproveitou a oportunidade para convidar Goularte a se fazer presente, no próximo dia 23, em Lajeado, no aniversário do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari, que completa dez anos.

De acordo com o secretário, dentro de uma visão sistêmica, entidades públicas e privadas devem trabalhar de forma integrada e realizar ações uníssonas no segmento da segurança. A base é o ditame da própria Carta Magna que, em seu artigo 144, diz que “Segurança é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos”. Conforme Goularte, uma das premissas dessa visão sistêmica de segurança é que cada município possa, por exemplo, ter um plano de defesa ou proteção, com foco e investimento na fase primária do processo de segurança, que é a prevenção. Na sua avaliação, o estreitamento de relações da Pasta com entidades como a Feconsepro, numa troca e proposição permanente de ações, virá em prol da qualificação da segurança pública. Na agenda, Goularte foi acompanhado pelo chefe de Gabinete da SSP, Paulo Renato Biacchi Rodrigues, e o diretor do Departamento de Gestão da Estratégia Operacional (DGEO), tenente-coronel Marco Antonio Moura dos Santos.

O que são os Consepros

Os Conselhos Comunitários Pró-Segurança Pública (Consepros) são entidades privadas de interesse público e sem fins lucrativos. O objetivo é colaborar com o sistema de segurança pública nos âmbitos municipal, estadual e federal. Também buscam soluções e alternativas para problemas de ordem pública ligados à segurança. São compostos por cidadãos, associações, entidades de classe e órgãos públicos e administrados por meio da assembléia geral, diretoria, conselho técnico e conselho fiscal. Maiores informações pelo site www.feconsepro.org.br .

Secretaria da Segurança Pública