Homem é preso durante operação de combate à exploração sexual infantojuvenil na internet
Publicação:

A Delegacia de Polícia (DP) de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DPRCC), ligada ao Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (Dercc), com o apoio da DP de Veranópolis, prendeu em flagrante, na manhã desta quinta-feira (31/7), um homem de 38 anos por armazenamento de conteúdo de exploração sexual infantojuvenil. A prisão foi realizada durante a operação Puer Tutis, após análise técnica de equipamentos e identificação do suspeito, realizada com autorização judicial.
A ação busca apurar e reprimir a exploração sexual infantojuvenil na internet. Segundo o delegado Marcos Vinícius Nespolo De David, os policiais realizaram buscas técnicas, para localizar dispositivos eletrônicos com conteúdo ilícito e coletar evidências. A investigação começou após identificarem um endereço de IP, associado a uma conexão de internet instalada em Veranópolis, de onde eram compartilhados conteúdos relacionados à pornografia infantil. Foi então cumprido mandado de busca e apreensão, para identificar os responsáveis e para preservação das provas digitais.
“Condutas relacionadas ao compartilhamento de conteúdo de exploração sexual infantojuvenil na internet não passam despercebidas pela Polícia Civil. A análise dos equipamentos apreendidos na ação de hoje poderá indicar se o suspeito integrava alguma rede de compartilhamento. O Dercc seguirá promovendo ações como esta, somando esforços com demais unidades policiais, com o objetivo de coibir o compartilhamento, o aliciamento e a produção desse tipo de conteúdo criminoso”, destacou o delegado De David, responsável pela operação.
O cidadão pode realizar uma denúncia anônima pelo telefone 181, ou pela página da Polícia Civil (RS): https://www.pc.rs.gov.br/faca-uma-denuncia
Texto: Dulce Mazer. Edição: Luciana Balbueno (Ascom/SSP-RS).