Inaugurada nova Delegacia de Polícia em Imbé
Publicação:

Instalada em uma área de 372 metros quadrados, na Avenida Paraguassu, em Imbé, foi inaugurada pelo governador José Ivo Sartori na tarde desta sexta-feira (20) a nova Delegacia de Polícia (DP) do município. "Segurança é prioridade de todos os entes públicos", afirmou Sartori. A unidade policial tem estrutura com acessibilidade, salas de contenção provisórias, instalações adequadas para os plantonistas e cartório especializado para atender vulneráveis (mulheres, idosos e crianças vítimas de violência).
Sartori destacou a mobilização da sociedade, do Legislativo Municipal, da Prefeitura, da Polícia e do Judiciário para a execução da obra. Segundo ele, solidariedade e esforço foram fundamentais para tornar realidade a nova delegacia do município do Litoral Norte, inaugurada após 52 dias de governo. Sartori disse ainda que, apesar das dificuldades financeiras, segurança, educação e saúde são prioridades para a população. "Temos que ter coragem e determinação. Nossas finanças não chegaram ao limite, foram muito além dele", assinalou. "Há uma grande diferença entre orçamento, fluxo de caixa e o que é real", completou, reiterando a importância dos serviços prestados pelo Estado.
O secretário Wantuir Jacini reiterou que segurança é responsabilidade de todos e disse que a mobilização coletiva colaborou para a conclusão da nova DP. “Nesse início de trabalho já pudemos constatar a mobilização de diversos municípios na promoção de políticas pública na área da Segurança, o que nos deixa confiantes de que há a consciência da necessidade de trabalharmos em conjunto na construção de um projeto para o Estado”, disse.
Até 09 de março, a DP contará com um efetivo de 25 policiais e vai funcionar 24 horas. A partir daí, terá nove policiais e funcionará em horário de expediente (8h30 às 12h e das 13h30 às 18h). "Vencemos uma luta burocrática para trocar de sede", afirmou o delegado Valeriano Garcia Neto Segundo ele, além de melhor atendimento ao cidadão, investimentos como este se refletem também na valorização do policial, "que, como regra, faz da DP sua segunda casa".
Ao longo do ano, a estimativa é atender 20 mil pessoas e, no veraneio, 200 mil. Conforme o chefe de Polícia do Estado, delegado Guilherme Wondraceck, o prédio está adequado às condições da Polícia Civil. Ele ressaltou que o governo vem trabalhando para entregar novas DPs e concluir reformas de unidades ainda neste ano.
Do evento participaram também a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, o deputado estadual Gabriel Souza, o deputado federal Alceu Moreira, vereadores, representantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros do Litoral e prefeitos da região.
Fonte: Redação Palácio Piratini