Mobilização nacional de coleta de DNA de familiares de desaparecidos
O Rio Grande do Sul será palco da segunda edição da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas
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O evento acontecerá entre os dias 26 e 30 de agosto e mobilizará esforços em todas as regiões do Estado para realizar coletas de material biológico e fazer entrevistas com familiares de desaparecidos, consultas e registros de ocorrências. Nesta edição, os mutirões acontecerão em diversas cidades gaúchas, onde equipes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil (PC) do RS estarão à disposição para atender os familiares de pessoas desaparecidas.
A coleta é feita por suabe oral e/ou amostras de sangue, que são utilizadas apenas com a finalidade de encontrar pessoas desaparecidas. As amostras coletadas serão processadas pelo IGP, e os perfis genéticos gerados serão inseridos no Banco de Perfis Genéticos (BPG) do RS, onde serão comparados com os perfis de corpos já cadastrados.
Atualmente, o banco de dados do Estado conta com material genético de 633 corpos e de 715 famílias, o que demonstra a abrangência e a relevância desse trabalho contínuo.
A importância do Banco de Perfis Genéticos
O Banco de Perfis Genéticos é uma ferramenta essencial para a identificação de pessoas desaparecidas. Por meio da comparação dos perfis genéticos de restos mortais não identificados com os perfis coletados de familiares, é possível trazer respostas para as famílias e contribuir para a solução de casos que, de outra forma, poderiam permanecer sem resolução por anos.
O mutirão, embora seja uma iniciativa concentrada, representa apenas uma parte do esforço contínuo do IGP. O Instituto realiza coletas de material genético ao longo de todo o ano, em todos os postos médico-legais do Estado, o que pode ser feito sempre que há um registro de ocorrência de desaparecimento. Essa atividade de rotina é fundamental para garantir que, a qualquer momento, as famílias possam buscar apoio e colaborar para as investigações.
Como participar da campanha
Para participar da campanha, os familiares de pessoas desaparecidas devem comparecer a um dos mutirões nas cidades indicadas, munidos de documento de identificação.
A coleta de DNA é simples e não invasiva, feita por meio de uma amostra de saliva. Além disso, os familiares podem trazer objetos de uso pessoal do desaparecido, como escovas de dente, pentes ou aparelhos de barbear, que podem ser utilizados para a extração do DNA do próprio desaparecido.
É importante ressaltar que o serviço é gratuito e voluntário, e que o material coletado será utilizado exclusivamente para a identificação de pessoas desaparecidas, conforme previsto na legislação.
Em caso de identificação positiva, seja de uma pessoa viva, seja de uma pessoa morta, a família será imediatamente contatada para os procedimentos legais. O IGP e a PC do RS reforçam a importância da participação de todos os familiares próximos – pai, mãe, filhos e irmãos – nesse esforço coletivo.
Informações sobre o mutirão
Os mutirões da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas acontecerão de 26 a 30 de agosto, em várias cidades do Rio Grande do Sul.
Confira abaixo a programação completa:
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Alvorada - Praça Central, dia 26/8/24, segunda-feira, das 9h às 12h
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Canoas - Praça do Avião, dia 29/8/24, quinta-feira, das 14h às 17h
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Caxias do Sul - térreo da Central de Polícia Civil, R. Dr. Montaury, 1387, dia 28/8/24, quarta-feira, das 14h às 17h
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Gravataí - Auditório da Central de Polícia, dia 26/8/24, segunda-feira, das 14h às 17h
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Lajeado - PML Lajeado - Rua da Paz, s/n, semana inteira, das 14h às 17h
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Novo Hamburgo - Praça do Imigrante, dia 27/8/24, terça-feira, das 9h às 12h
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Passo Fundo - Praça da Cuia, dia 30/08/24, sexta-feira, das 9h às 12h
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Pelotas - em frente à 18.ª Delegacia de Polícia Regional, R. Barros Cassal, 516, dia 30/8/24, sexta-feira, das 9h às 12h
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Porto Alegre - Lomba do Pinheiro: CREAS – Estrada João de Oliveira Remião, 5250, dia 28/8/24, quarta-feira, das 14h às 17h
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Porto Alegre - Rubem Berta: Centro Vida, Av. Baltazar de Oliveira Garcia, dia 29/8/24, quinta-feira, das 9h às 12h
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Porto Alegre - Restinga: Esplanada da Restinga, dia 30/8/24, sexta-feira, das 9h às 12h
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Porto Alegre - Redenção: Monumento ao Expedicionário, Rua José Bonifácio, 245 – Bairro Farroupilha, dia 30/8/24, sexta-feira, das 14h às 17h
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Santa Cruz do Sul - PML Santa Cruz do Sul - Rua Marechal Deodoro, 805, semana inteira, das 14h às 17h
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Santa Maria - Praça Saldanha Marinho, dia 28/8/24, quarta-feira, das 14h às 17h
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Santana do Livramento - Parque Internacional, dia 27/8/24, terça-feira, das 9h às 12h
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Santo Ângelo - PML Santo Ângelo - Rua Antunes Ribas, 3609, fundos, semana inteira, das 14 às 17hs
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São Leopoldo - Praça Tiradentes, dia 27/8/24, terça-feira, das 14h às 17h
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Viamão - Praça Santa Isabel, dia 28/8/24, quarta-feira, das 9h às 12h
A primeira edição e seus resultados no Rio Grande do Sul
A primeira campanha nacional, realizada em 2021, foi um marco importante na busca por desaparecidos. No Rio Grande do Sul, o mutirão realizado naquele ano resultou na coleta de material genético de 190 familiares, o que permitiu a identificação de 14 indivíduos. Esse sucesso inicial evidenciou a importância da utilização de perfis genéticos para a resolução de casos de desaparecimento e, agora, em 2024, o Estado se prepara para ampliar ainda mais esse trabalho.