Mutirão de acolhimento ao público feminino no Centro de Porto Alegre ocorre até as 15h

Ações do Comitê EmFrente, Mulher oferecem serviços voltados ao público feminino

Mulher sentada recebendo atendimento por servidora da defensoria pública, também sentada, do lado oposto da mesa de plástico branco, elas estão na sobra de um toldo que está preso a um ônibus da defensoria pública.
O Comitê reúne o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de 8 secretarias gaúchas - Foto: Grégori Bertó/SSP

Para encerrar as atividades do Agosto Lilás, mês de conscientização no combate à violência contra a mulher, o Comitê EmFrente, Mulher está realizando nesta quarta-feira (1°/9) um mutirão de acolhimento com oferta de uma série de serviços voltados ao público feminino na Capital. O evento é gratuito e ocorre no Largo Glênio Peres e se estende até às 15h.

O Comitê está promovendo ações sociais junto à população feminina, com orientações sobre a rede de atendimento à mulher e como denunciar abusos. Também está ocorrendo distribuição de material informativo e kits de higiene, com máscaras de proteção contra a Covid-19 e frascos de álcool em gel.

O secretário executivo do Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública -RS Seguro,  delegado Antônio Padilha, reforça a importância dessas ações para o enfrentamento à violência contra a mulher e redução nos indicadores de criminalidade. "Esse trabalho integrado demonstra que o combate à violência contra as mulheres não é trabalho de uma única instituição. Essa responsabilidade é todas instituições públicas e também da sociedade civil, para que tenhamos consciência da importância de defender as mulheres e transformar a sociedade que, infelizmente, ainda é patriarcal. Essa não é uma realidade só do nosso Estado, nem só do país, isso faz com que esse trabalho seja ainda mais necessário para buscar a mudança da sociedade", reforçou o delegado Padilha.

As atividades contam com a participação da Secretaria da Segurança Pública (SSP), através de atendimentos da Polícia Civil e da Brigada Militar, da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenadoria dos Direitos da Mulher e da Secretaria Municipal da Saúde, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Justiça do RS, da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS) e da Secretaria Estadual da Saúde (SES), entre outros órgãos.

O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, criado por meio do Decreto nº 55.430/2020, tem como objetivo fortalecer a rede de apoio às vítimas e promover entre os gaúchos uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas. Tendo como premissa a atuação integrada, o Comitê é coordenado pelo Programa Estruturante e Transversal RS Seguro, reunindo o trabalho dos três Poderes, de 15 instituições das esferas municipal e estadual, além de oito secretarias de Estado.

Texto: Carlos Ismael Moreira/SSP e Lurdinha Matos/SSP
Edição: Ascom/SSP