Operação Caedes é deflagrada contra organização criminosa em Espumoso

Sete indivíduos foram presos e um adolescente foi apreendido

Foto mostra policiais civis e militares em ginásio durante briefing da operação.
Ação envolveu 170 policiais civis e militares e prendeu sete indivíduos e apreendeu um adolescente. - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a Brigada Militar realizaram, na manhã desta quarta-feira (24/4), a Operação Caedes contra o crime organizado no município de Espumoso, na região do Alto da Serra do Botucaraí.

Cerca de 170 policiais civis e militares participaram da ação, que resultou na prisão de sete indivíduos e na apreensão de um adolescente. Também foram apreendidos 886 gramas de maconha, 15 gramas de cocaína, 120 gramas de crack, 79 gramas de ecstasy, três armas de fogo, três simulacros de arma de fogo e 44 munições.

Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e dois mandados de apreensão de menores. Os investigados foram indiciados pelos crimes de homicídio consumado, homicídio tentado, ocultação de cadáver e organização criminosa.

Imagem mostra um rifle, três revólveres, duas pistolas cédulas de dinheiro, porções de drogas e dinheiro em cima de mesa. Ao fundo o banner da Polícia Civil.
Operação em Espumoso resultou na apreensão de drogas, armas e dinheiro. - Foto: Divulgação/Polícia Civil

A ação também é uma ofensiva contra o tráfico de drogas, coordenado pelos mesmos investigados pelas mortes. Os mandados de busca foram executados simultaneamente em vários locais apontados como pontos de venda, armazenamento e distribuição de drogas e armas.

As ordens cautelares são referentes aos crimes ocorridos no mês de agosto de 2023, quando dois homens, de 26 e 51 anos, foram mortos na cidade.

A Operação Caedes teve apoio do 3.º Batalhão de Choque da Brigada Militar, da equipe do helicóptero Gavião 01 da Polícia Civil e das Delegacias Regionais de Cruz Alta, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lagoa Vermelha e Carazinho.

Texto: PCRS.
Edição: Ascom SSP/RS.