Operação Desmanche apreende 100 toneladas de sucata em Restinga Seca
Publicação:

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) realizou a 143.ª edição da Operação Desmanche, em Restinga Seca. Nesta terça-feira (16/7), a força-tarefa fiscalizou uma oficina mecânica, onde foram apreendidas cerca de 100 toneladas de sucata automotiva. Também foi registrado um auto de infração pela ausência do alvará de prevenção e proteção contra incêndio e uma notificação ambiental por falta de licença.
De acordo com o coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, a operação no município ocorreu após uma denúncia sobre o depósito irregular. “Retomamos as atividades na região e encontramos uma quantidade expressiva de peças irregulares de veículos”, destaca.
A Operação Desmanche foi criada em 2016 e é realizada de forma permanente pela SSP, a fim de reprimir o comércio ilegal de peças automotivas de procedência suspeita. Ao combater a venda de peças provenientes de veículos roubados ou furtados, a ação contribui para reduzir, de forma indireta, crimes que tenham como alvo veículos no Rio Grande do Sul.
Realizada regularmente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para os veículos abandonados em seu depósito, a reciclagem também foi adotada no âmbito da Operação Desmanche. Toda a sucata apreendida nos desmanches ilegais é descaracterizada por meio de compactação e encaminhada para reciclagem na Gerdau, o que impede que as peças sem origem retornem ao mercado ilegal.
As peças com rastreabilidade de origem respeitam critérios técnicos de segurança e normas ambientais e podem ser facilmente consultadas por qualquer pessoa em www.detran.rs.gov.br/pecalegal. São quase 10 milhões de peças à disposição nos Centros de Desmanche de Veículos gaúchos cadastrados na página.
A ação deflagrada hoje contou com a participação de 24 servidores oriundos da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, do Instituto-Geral de Perícias, do Detran e da própria SSP.
Faça a sua parte: denuncie
A SSP disponibiliza canais para que o cidadão possa denunciar qualquer atividade irregular. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 (Disque-Denúncia) ou pelo formulário disponível no site da pasta (Denúncia Digital 181). O sigilo é garantido.
Texto: Anelize Sampaio - Ascom -SSP
Revisão Técnica: Elen Azambuja - Ascom - SSP