Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Operação Fios e Cabos registra maior apreensão do ano em Caxias do Sul

Ação resultou no recolhimento de 1,1 tonelada de fios de rede telefonia e energia

Publicação:

A foto mostra as forças de segurança atuando no local
Força-tarefa visa combater os crimes de furto e receptação de fios e cabos - Foto: SD Joel Arrojo

A Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS) realizou a 33.a e a 34.a edição da Operação Fios e Cabos, em Caxias do Sul, nos dias 11 e 13 de março. A força-tarefa, que visa combater o comércio ilegal de fios e cabos e recolher materiais sem procedência, registrou a apreensão de 1,1 tonelada de fios de rede de telefonia e energia. É a maior apreensão de 2024.

Foram encontrados 708,5 quilos de fios de alumínio, cobre e materiais de concessionária de energia e 402 quilos de fios de cobre e plásticos de telefonia.

Na segunda-feira (11/3), a ação fiscalizou cinco alvos no bairro Marechal Floriano e resultou em quatro prisões por furto de energia elétrica e receptação, além da identificação de um foragido. Já nesta quarta-feira (13), a ofensiva inspecionou quatro locais nos bairros Jardim América, Cinquentenário, Nossa Senhora de Lourdes e Industrial, em Farroupilha. A ofensiva resultou em duas prisões, uma por receptação e outra por receptação e posse de arma de fogo.

Foram apreendidas, ainda, seis armas, além de cartuchos e munições.

A foto mostra a apreensão de armas e munições
Operação também apreendeu armas, cartuchos e munições - Foto: SD Joel Arrojo

A força-tarefa Fios e Cabos visa combater os crimes de furto e receptação de fios e cabos, por intermédio de ações fiscalizatórias em conjunto com as instituições vinculadas da SSP-RS e tem como alvo empresas de coleta e reciclagem de sucata. Os locais foram analisados com base em um planejamento estratégico, integrado pelas forças de segurança.

O coordenador da operação, tenente-coronel Jeferson Eroni, destacou as ações de prevenção e fiscalização como formas de coibir depredações e crimes nesses locais.

A foto mostra o cobre granulado
Cobre passa por processo para revenda final - Foto: Divulgação/SSP

Ele destaca os bons resultados da ofensiva em Caxias do Sul, que contou com a colaboração da Brigada Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, e ressalta a importância de a sociedade auxiliar as forças de segurança. Participaram ainda funcionários da Claro, da TIM, da Vivo e da RGE, para identificar o material furtado.

“Orientamos a população para denunciar os locais que comercializam fios furtados”, destaca o tenente-coronel Eroni.

Para tal, a SSP-RS conta com o Disque-Denúncia, pelo telefone 181, e pela versão digital desse canal, no site da secretaria. O anonimato é garantido.

Texto: Anelize Sampaio-SSP-RS
Revisão: Caue Fonseca-SSP-RS; Elen Azambuja- SSP-RS

Secretaria da Segurança Pública