Polícia Civil convoca 369 candidatos de concursos para delegado, inspetor e escrivão
Chamados deverão realizar matrícula nos dias 7, 10 e 11 de fevereiro, em Porto Alegre
Publicação:

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (29) mais uma etapa do cronograma de chamamento anunciado em novembro pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior. Com a previsão de início do curso em março, a Polícia Civil convocou 317 candidatos para realização de matrícula no curso de formação para delegados, inspetores e escrivães de polícia, além de 52 suplentes para inspetores e escrivães. As matriculas ocorrem em dias específicos para cada carreira.
Foram convocados 53 candidatos a delegado de polícia que devem apresentar a documentação listada no DOE no dia 07 de fevereiro, a partir das 8 horas, na Academia de Polícia Civil – Avenida Antônio de Carvalho, nº 555, bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre. Confira aqui a lista de documentação e horário de apresentação para os candidatos a delegado de Polícia.
Para inspetores e escrivães de polícia, foram convocados 132 candidatos e 26 suplentes para cada carreira. Os candidatos a inspetores de Polícia devem comparecer na Academia de Polícia Civil no dia 10 de fevereiro, a partir das 8h. Confira aqui as informações complementares e lista de documentos necessários para apresentação.
Os candidatos a escrivão de polícia e seus suplentes devem comparecer, no mesmo endereço, no dia 11 de fevereiro, também a partir das 8h. Confira a lista de convocados, horário de apresentação e endereço de apresentação.
O cursos, que têm previsão para iniciarem no mês de março, terão duração de seis meses e contarão com 875 horas-aula para o cargo de delegado e 825 horas-aula para os cargos de inspetor e escrivão. Os cursos são formados por disciplinas teóricas e práticas que abrangem todas as áreas da atividade policial.
No decorrer dos concursos, foram realizadas Provas de Capacitação Intelectual; de Capacitação Física; e as fases de Exames de Saúde e de Avaliação da Aptidão Psicológica e Psiquiátrica. Durante o curso de formação, também será finalizada a fase de sindicância da vida pregressa e atual.
A Comissão do Concurso é composta por representantes da Chefia da Polícia Civil, do Conselho Superior da Polícia Civil, da Ordem dos Advogados do Brasil/RS e da Procuradoria-Geral do Estado/RS, e presidida pela Diretora-Geral da Academia de Polícia Civil (Acadepol), Delegada Elisangela Melo Reghelin. O concurso teve a gerência da Delegada Daniela Ruschel Malvasio, Diretora da Divisão de Recrutamento e Seleção da Acadepol.