Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Polícia Civil e Brigada Militar prendem 14 criminosos responsáveis por roubos de carros de luxo

Operação Leão foi desencadeada nesta sexta-feira(7/7)

Publicação:

dois policiais civis de perfil, empunhando armas, em frente a um portão com medidor de companhia de energia em frente
-- - Foto: divulgação/Polícia Civil

Nesta sexta-feira (7/7) a Polícia Civil, integrada com a Brigada Militar desencadeou a Operação Leão. A ação resultou na prisão de 14 suspeitos, sendo dois deles em flagrante. A operação coordenada pela Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), visa combater associação criminosa armada investigada por roubo de veículos, especialmente de luxo, em Porto Alegre e região metropolitana.

Foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Alvorada, São Leopoldo, Gravataí, Cachoeirinha e Eldorado do Sul, além do estado de Santa Catarina. Até o momento, 14 pessoas foram presas, sendo 12 cumprimentos de prisão temporária e 2 prisões em flagrante.

Cerca de 200 policiais participaram da ação, em apoio operacional de todas as delegacias do DEIC, DRACO Canoas, DRACO Viamão, além da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) do Rio Grande do Sul e CORE da Polícia Civil de Santa Catarina.

Pela Brigada Militar, apoiam a ação policiais do Comando de Policiamento da Capital (CPC), através do 20°BPM, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), por meio do 15°BPM (Canoas) e do Comando de Polícia de Choque, pelo 1°BPChq. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) também presta apoio às investigações periciando os veículos recuperados.

Segundo as investigações, desde o final de 2022 foram subtraídos veículos cujos valores de mercado podem ultrapassar R$10.000.000,00 (dez milhões de reais). Desde o início das investigações grande parte dos veículos foi recuperada pela BM ou PC logo após os fatos e devidamente restituídos aos proprietários.

Na operação, foram apreendidos um veículo com sinais de adulteração, uma motocicleta em situação de furto/roubo, 15 aparelhos celulares, 4 máquinas de cartão, 2 notebooks, uma espingarda de pressão e R$ 1.208,00 em espécie.

Em coletiva de imprensa, o secretário da SSP, Sandro Caron, reforçou o compromisso das forças de segurança para combater diretamente os crimes patrimoniais, que envolvem também roubos de veículos. "Este grupo especializado em roubos de carros de luxo acabou sendo preso através da nossa pressão operacional. Vamos seguir atuando para reduzir cada vez mais estes crimes no Estado com nossos serviços de inteligência e integração das polícias. Grupos criminosos que vierem atuar no RS acabarão atrás das grades", reiterou.

O Chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, destaca a estratégia da Polícia Civil gaúcha no combate aos roubos de veículos. “O primeiro semestre de 2023 se encerrou com queda de 15% no roubo de veículos em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso reforça nosso compromisso no combate as organizações especializadas neste tipo de crime”, sintetizou.

Material completo no site da Polícia Civil.

Secretaria da Segurança Pública