Polícia Civil forma tripulantes operacionais de helicóptero
Publicação:

A Polícia Civil, por meio da Academia de Polícia Civil (Acadepol), formou, na tarde desta sexta-feira (6), 15 tripulantes operacionais de helicóptero. A cerimônia aconteceu no hangar na instituição, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e formou a primeira mulher capacitada na função.
O tripulante operacional tem atribuições tanto embarcado, quanto em solo ou água, e deve atuar de acordo com a missão que a aeronave executar. Para trabalhar num grupamento de tripulantes operacionais de helicóptero é necessário um policial fisicamente apto para a tarefa, devido à natureza do trabalho de combate e/ou salvamento.
Os integrantes do curso de formação de tripulante operacional de helicóptero foram selecionados através do edital 01/2015 - da Acadepol e teve duração de 225 horas/aula. O corpo docente foi formado por professores com notória especialidade e experiência nas áreas afetas às disciplinas que formam o conteúdo programático, selecionados a partir de sua qualificação profissional.
O curso encontra amparo legal no art. 134, parágrafo único, da constituição do Estado do Rio Grande do Sul, bem como nos artigos 1º e quinquagésimo sexto, parágrafo único, do regulamento da Academia de Polícia Civil deste estado (decreto n. 37.489/97).
Compuseram a mesa diretiva, o chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, a diretora da Acadepol, delegada Elisângela Melo Reghelin, o diretor da Divisão de Apoio Aéreo da Chefia de Polícia, delegado Carlos Iglesias Junior e o diretor de Ensino da Acadepol, delegado Adriano Melgaço Junior. Outras autoridades se fizeram presentes à solenidade, entre elas, o Superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Wilson Brandt Filho.