Polícia Civil investiga crimes contra administração pública na Câmara de São Gabriel
Dois vereadores e dois servidores municipais foram afastados de suas funções
Publicação:
A Polícia Civil realizou na última quinta-feira (19/2), a operação Vantagem Indevida no município de São Gabriel, para apurar crimes contra a administração pública. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Câmara de Vereadores, no anexo do Legislativo e nas residências de quatro investigados.
A suspeita é de concussão, ou seja, exigência de vantagens indevidas a servidores e assessores como condição para nomeação ou permanência em cargos públicos, crime previsto na legislação penal brasileira.
Durante a ação policial, foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que passarão por análise e perícia, para aprofundar a apuração. Por determinação do Poder Judiciário, dois vereadores e dois servidores da Câmara Municipal de São Gabriel foram afastados de suas funções, a fim de evitar interferências na produção de provas e a eventual coação de testemunhas.
“O afastamento dos quatro suspeitos evita a contaminação das testemunhas e vítimas, bem como o acesso aos locais onde essas pessoas trabalham, onde ficam custodiados documentos que possam interessar à investigação.”, informou o delegado Daniel Severo, de São Gabriel. Segundo ele, até o momento não há indícios de outros possíveis envolvidos.
A ação foi conduzida pela Delegacia de Polícia do município, com apoio da Brigada Militar. As investigações seguem em sigilo.
Texto: DCS/PC. Edição: Ascom/SSP.