Polícia Civil prende 28 pessoas em Santa Maria

Operação Foss foi desencadeada nesta manhã, no município

Uma policial feminina de costas, com o cabelo castanho preso, um policial masculino de costas, abaixado, procurando evidências em um quarto com as paredes verdes e janela marrom
Operação Foss em Santa Maria resultou em 28 prisões

A Polícia Civil prendeu 28 indivíduos — seis em flagrante e 22 preventivos —nesta quinta-feira (25/4), em Santa Maria. Também foram apreendidos carros, drogas e armas com os suspeitos. A Operação Foss, desencadeada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) do município, visou ao combate ao enriquecimento ilícito com a comercialização de entorpecentes e armas de fogo em Santa Maria. A ação contou com o apoio da Polícia Penal.

Os policiais cumpriram 48 ordens judiciais no município —  24 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão —, nos bairros Lorenzi, São João, Caturrita, Itararé, Parque Pinheiro Machado, Zilda Arns, Carolina, Passo da Areia, Centro, Nova Santa Marta, Vila Rossi, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Rosário, Camobi, Salgado Filho e Campestre do Menino Deus, e também nas cidades de São Gabriel e Caxias do Sul.

Também foram cumpridos, simultaneamente, mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão no Presídio Estadual de Santa Maria e no Presídio Regional de Caxias do Sul.

A investigação da Draco de Santa Maria teve início em julho de 2023. Nesses nove meses de investigação, foi apurado que os investigados integram um grupo criminoso. De acordo com a investigação, foi possível identificar pelo menos 25 suspeitos que estariam envolvidos com lideranças de um grupo criminoso que teria atuação voltada ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e comercialização de armas de fogo.

Dois dos investigados determinavam a logística das ações criminosas de dentro do Presídio Estadual de Santa Maria.

A operação foi coordenada pelo delegado regional Sandro Luís Meinerz e pelo titular da Draco de Santa Mara, delegado André Sesti Diefenbach. A ação contou com policiais de Santa Maria e da região.