Quase 40% das ocorrências da Polícia Civil são registradas pela Delegacia Online
Número de boletins na internet quintuplicou em dez anos
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Os registros na Delegacia Online (DOL) vêm crescendo desde sua implantação, em 2002. De acordo com a delegada Viviane Francisco Pinto, a ampliação nos serviços da Polícia Civil permitiu que, em dez anos, o total de boletins online passasse de 8% para quase 40%. Os últimos quatro anos se destacam: foram criados canais digitais voltados a mulheres, grupos vulneráveis e produtores rurais, por exemplo. Em 2024, mais de 516 mil dos quase 1,5 milhão de Boletins de Ocorrência (BOs) do Estado foram feitos através de algum dispositivo eletrônico.
O crescimento é parte da estratégia de conectar os setores público e privado, unindo tecnologia, inclusão e eficiência. O governo estadual é referência nacional em governança digital e inovação: em 2025, pelo quarto ano, conquistou o 1º lugar no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital, além de figurar como referência em eficiência da máquina pública no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Atendimento qualificado
A DOL tem espaços digitais especializados, como a Delegacia de Polícia Online da Mulher, lançada em 2022, que este ano passou a permitir o pedido de Medidas Protetivas de Urgência (MPUs). Também foram criadas a Delegacia de Polícia Online do Agro (Agrodol), em 2023, e, no ano passado, a Delegacia de Polícia Online da Diversidade para casos de intolerância, preconceito ou discriminação.
“A plataforma passou por transformações. No início, poucos fatos eram registráveis de forma online. Na pandemia, ela foi aberta para declarações de ocorrências gerais, já que a circulação de pessoas era restrita. Hoje, uma gama maior de circunstâncias pode ser relatada pela internet”, afirmou a delegada Viviane.
O acesso é intuitivo e orientado. “Oferecemos instruções sobre o que pode ser relatado de forma virtual e mecanismos que direcionam o usuário ao canal adequado. Depois, policiais civis analisam cada caso. Se deferidos, são encaminhados a uma delegacia para investigação. Caso contrário, a pessoa recebe uma resposta, detalhando o que precisa ser corrigido”, conclui.
O serviço facilita e agiliza o atendimento. Registro de perdas de documentos e acidentes de trânsito sem lesões, pedidos de MPUs e até crimes diversos que não envolvem violência, como estelionato, abigeato, ameaças, entre outras possibilidades podem ser feitos na DOL. Os crimes violentos letais (como homicídio e latrocínio), roubo e furto de veículos, ou desaparecimento de crianças e adolescentes, entre outros, devem ser registrados presencialmente nas delegacias da Polícia Civil. Consulte os endereços no link https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/delegacias/proximas.
Como acessar
O cidadão precisa ter CPF e conexão à internet para acessar www.delegaciaonline.rs.gov.br de qualquer dispositivo. Em algumas situações, como para as MPUs, também é solicitada uma conta no portal Gov.br, para garantir mais informações e segurança.
Texto: DCS/Polícia Civil - RS. Edição: Ascom/SSP-RS.