Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Segurança Pública

Início do conteúdo

Sala das Margaridas e Núcleo de Mediação de Conflitos são inaugurados em Estância Velha

Publicação:

A foto mostra o tradicional corte de fitas de uma inauguração
Inauguração contou com a presença do Chefe de Polícia e da diretora do DPM, delegada Adriana Regina da Costa

Nesta terça-feira (23/7), a Polícia Civil inaugurou a 85.ª Sala das Margaridas do estado e mais um Núcleo de Mediação de Conflitos. Os novos espaços foram instalados na Delegacia de Polícia de Estância Velha.

A solenidade de inauguração contou com a presença do chefe de polícia, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, que destacou a importância da instalação desses espaços: “Eu enxergo a Polícia Civil com dois grandes braços. Um é o combate à criminalidade, com investigação qualificada e operações policiais. O outro é o da proteção, que está vinculado a departamentos especializados na proteção a grupos vulneráveis. A Sala das Margaridas visa criar um ambiente em que a mulher se sinta protegida, acolhida e confiante para seguir nos demais processos necessários”.

A foto mostra o Chefe de Polícia do estado, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, falando em solenidade de inauguração
Chefe de Polícia do estado, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira

A diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegada Adriana Regina da Costa, ressaltou a utilização dos novos espaços: “Podemos ter certeza de que as instalações serão muito utilizadas pela população de Estância Velha, com a rede de atendimento à mulher. Essa sala não é só um espaço físico. Ela vem junto com a capacitação dos policiais, e destaco a importância do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis nessa capacitação. A Sala de Mediação também tem fundamental importância, sendo um trabalho que a Polícia Civil vem desempenhando há bastante tempo e que tem o reconhecimento da sociedade ao Programa Mediar”.

 

Sala das Margaridas

As Salas das Margaridas são locais reservados para o atendimento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, assegurando a privacidade necessária para que as vítimas possam relatar os abusos sofridos. Nesses locais, também podem ser feitos o registro da ocorrência policial, as oitivas, as solicitações de medidas protetivas de urgência e os demais encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha. Esses atendimentos são realizados, sempre que possível, por uma policial do sexo feminino.

A implementação da Sala das Margaridas reforça o compromisso da Polícia Civil de oferecer um atendimento mais sensível e acolhedor às mulheres, promovendo um ambiente seguro e confidencial.

Programa Mediar

O Projeto Mediar foi transformado em programa da Polícia Civil por meio da Portaria 168/2014 da Chefia de Polícia e visa expandir, para todo o estado, os princípios da justiça restaurativa. Com essa expansão, pretende-se consolidar o uso da mediação na esfera policial.

Entre as principais vantagens da mediação, estão a celeridade da solução dos conflitos, a diminuição da litigiosidade, a reeducação no trato dos desacordos, além de ampliação do contato da Polícia Civil com a sociedade por meio do diálogo.

Secretaria da Segurança Pública