Simulação do Plano de Defesa de Cidade em Caxias do Sul qualifica pronta-resposta das forças de segurança a ataques a banco
Treinamento integrado liderado pela Brigada Militar reuniu cerca 150 agentes de várias instituições na madrugada desta quarta
Publicação:

Cerca de 150 operadores de segurança de instituições municipais, estaduais e federais realizam na madrugada desta quarta-feira (27/4), em Caxias do Sul, mais uma edição de exercício simulado do Plano de Defesa de Cidade. A atividade, liderada pela Brigada Militar (BM), visa a qualificar o preparo de pronta-resposta das forças de segurança contra ataques a banco por organizações criminosas. Ações similares já foram realizadas anteriormente em Novo Hamburgo e Campestre da Serra.
O treinamento consiste na simulação de uma ocorrência de assaltos simultâneos a estabelecimentos bancários na modalidade conhecida como “novo cangaço”. As simulações reais são uma tendência nas polícias em todo o Brasil, com objetivo de aprimorar as ações dos operadores de segurança, de forma integrada, aliando o uso de tecnologias e atividades de inteligência, para uma resposta eficaz frente à ação de organizações criminosas.
Durante estes exercícios simulados, são executados os procedimentos operacionais determinados pela Corporação para reprimir a ação criminosa e, no caso de alguma intercorrência, ações reativas são estabelecidas.
A atividade foi realizado nas sedes do Banco do Brasil e da empresa de transporte de valores Prosegur, no Centro de Caxias do Sul. Com bloqueios nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, da Treze de Maio até a Dr. Montaury, os ataques foram simulados de forma simultânea nos dois locais. Foram utilizadas munições de festim e rojões para simular explosões. A programação, que durou cerca de três horas, deve se encerrar no distrito de Santa Lúcia do Piaí, onde houve encenação da fuga.
O modelo de crime mais conhecido como novo cangaço teve ocorrências praticamente erradicadas no Rio Grande do Sul, a partir das ações da Operação Angico, da BM, e do planejamento estabelecido pelo Programa RS Seguro. Os indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) no início de abril mostram redução de 33,3% nos ataques a banco em março, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e de 60% quando analisado o acumulado do 1º trimestre frente igual período de 2021.
Texto: SD Cecilia Ferreira/PM5
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP